TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2
  • GESTÃO AMBIENTAL

A gestão ambiental é um sistema de administração do exercício de atividades econômicos e sociais que visa a utilização de práticas e métodos por meio do uso racional com a redução ao máximo no impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos naturais.

Na da medida em que a sociedade se conscientiza da necessidade da preservação do meio ambiente, as empresas são pressionadas para buscar alternativas sustentáveis e menos agressivas ao meio ambiente no desenvolvimento de suas atividades.

Tem-se como exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo que faz parte dos principais métodos e objetivos da gestão como o uso de recursos naturais de forma racional; aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade; utilização sustentável dos recursos naturais.

As constantes mudanças nas demandas relacionadas à gestão ambiental fazem serem criadas normas que possam definir os procedimentos relacionados à gestão ambiental, para a certificação que as empresas estão cumprindo tais procedimentos no exercício de suas atividades gerenciais e produtivas.

A ISO 14000 criada pela International Organization for Standardization – ISO (Organização Internacional para Padronização) se tornou um dos principais conjuntos de normas que estabelece parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental nas empresas dos setores privados e públicos. Sendo estabelecidos pela isso 14000 como os principais instrumentos da gestão ambiental: (a) estudo do impacto ambiental; (b) licenciamento ambiental; (c) auditoria ambiental; (d) educação ambiental; (e) avaliação do desempenho ambiental.

Se corretamente e bem aplicada a gestão ambiental, permite a redução de custos diretos pela diminuição de desperdícios de matérias-primas e recursos como energia e água, e custos indiretos com relação a sanções e indenizações por danos ao meio ambiente e saúde dos colaboradores da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com