TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Direito Penal

Por:   •  25/8/2016  •  Resenha  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

História do Direito Penal

Não podemos definir uma data para início do Direito Penal. Apenas sabemos que é o ramo mais antigo do Direito, pois o homem sempre esteve, envolto por seu espírito de justiça, reagindo contra qualquer forma de agressão.

O Direito Penal teve várias fases antes de atingir o estágio atual. A primeira fase foi a da Vingança Privada, onde a própria pessoa agredida exercia o direito de vingança, sem a interferência da sociedade dando espaço às desproporcionalidade entre a conduta criminosa e a resposta do agredido. Muitas vezes esta vingança ultrapassava a pessoa do agressor atingindo familiares, satisfazendo apenas o ego da pessoa primeiramente agredida.

A segunda fase é marcada pelo sistema de penas do Talião, que significa desforra igual à ofensa, buscando a proporcionalidade desfalcada na Vingança Privada. O autor do delito sofria pena igual ao dano por ele causado. Este sistema mesclou vários códigos de moral da antiguidade, entre eles: Tora, Alcorão, Código de Hammurabi, Lei das XII Tábuas,

Penas de Talião serviu de base para outros códigos de moral, inclusive para a Lei das XII Tábuas, onde encontramos na tábua VII, nº 11: ‘Se alguém fere alguém, que sofra a lei do Talião, salvo se houver composição.’ Esteve presente em várias civilizações, como civilização hebraica, árabe, grega, romana, e outras.

Humanização do Direito Penal

A humanização do Direito Penal teve início com a composição que substituiu a pena física e aflitiva por pena pecuniária ou patrimonial e/ou prestações de serviços do agressor ao agredido.

Com o surgimento das grandes religiões, surgiu também o vínculo do Direito Penal com os deuses das religiões. Isso gerou a difusão do crime com o pecado, e consequentemente, castigos mais severos já que os próprios sacerdotes os definiam.

Na Idade Média, a vingança divina se firmou através das Ordálias (Juízo de Deus). Onde ‘Deus’ manifestava através de uma prova a inocência ou culpabilidade do acusado. Existia vários tipos de Ordálias, como: Ordália do Fogo, Ordália do Veneno, Ordália da Sorte, e várias outras.

Como exemplo, a Ordália do Veneno, que o acusado era obrigado a ingerir veneno e depois de 5 dias se nenhuma mudança ocorresse com ele, ele era declarado inocente. E se algo acontecesse, era declarado culpado e a mudança ocorrida, até mesmo a morte causada pela ingestão do veneno, era sua pena.

A próxima evolução do Direito Penal vem com a Vingança Pública, onde quanto maior o castigo ou a pena, maior o restabelecimento do criminoso. Ainda existiam muitas falhas na questão de justiça, pois a palavra do rei era tida como Lei e sua vontade sobressaia a qualquer outra vontade.

Direito Penal Romano

Em Roma, a pena servia apenas para aplacar a ‘ira dos deuses’, não obedecendo um Código Penal. Os imperadores romanos ou eram considerados sacerdotes ou divinos, o que mostrava ligação íntima com a religião. Eles tinham total poder sobre a vida e morte dos criminosos. Antes da implantação da República, em 509 a.C., o Direito era facilmente confundido com a religião.

Em 453 a.C. promulgou-se a Lei das XII Tábuas, resultado da luta entre patrícios e plebeus, contendo disposições penais nas tábuas VII a XII. Baseava na Lei de Talião, porém consentindo-se na composição, para evitar a vingança privada.

A maior importância do Direito Penal Romano para os dias atuais foi a distinção entre dolo e culpa, considerando a intenção do homem. Assim como a diferença entre a pena aplicada ao crime tentado e o crime consumado.

Direito Penal Grego

Foram os gregos que fizeram a primeira separação normativa do Direito, embora também não possuíssem um Código Penal.

Os gregos pregavam a distinção entre crimes públicos e crimes privados, com o critério de quem era atingido com o crime. O crime público afetava não apenas a pessoa atingida, como também a coletividade. Já o crime privado afetava apenas a vítima atingida.

O Estado repreendia apenas os crimes públicos, já que afetava a coletividade. E o crime privado dependia exclusivamente do ofendido.

Direito Penal Germânico

O Direito Germânico teve influência bárbara, sendo totalmente independente dos princípios do Cristianismo. A principal característica do Direito Germânico era a ausência da preocupação com a subjetividade do delito, o homem que matou por legítima defesa ou de forma culposa, era o mesmo que matou dolosamente, pois o dano era igual em todos os casos. Além do crime tentado não sofrer penalidade alguma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com