TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUENCIA DA MIDIA NO SISTEMA PENAL BRASILEIRO E O SEU REFLEXO NA POPULAÇÃO DE TEÓFILO OTONI

Por:   •  9/12/2018  •  Artigo  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 9

DOCTUM – CURSO DE DIREITO

TRABALHOS PROJETO INTEGRADOR II

Prof. Marco Poubel

Turma: 7° Período C

Grupo (nº):  04

Alunos:  

Alane Gomes Sicupira

Junia Marinho dos Santos

Larescka Souza Rodrigues Porto

Olivia Correa de Araujo

Ruthelly Onorio dos Santos

Varlandreia da Cruz Silveira

Solicitação: ENTREGA DO ARTIGO CIENTÍFICO

Data da solicitação: 05/06/2018

Data Final/Entrega e postagem no ADX: 29/06/2018

Observações:


INFLUENCIA DA MIDIA NO SISTEMA PENAL BRASILEIRO E O SEU REFLEXO NA POPULAÇÃO DE TEÓFILO OTONI

Alane Gomes Sicupira1

Junia Marinho dos Santos 2

Larescka Souza Rodrigues Porto 3

Olivia Correa de Araujo4

Ruthelly Onorio dos Santos5

Varlandreia da Cruz Silveira6

RESUMO

A mídia é um dos mecanismos  que  promove informações de grande audiência na atualidade. Este estudo teve como objetivo analisar a influência midiática  no sistema penal, como autora nas relações judiciais do Brasil, onde os avanços tecnológicos e a maior acessibilidade da população às noticias por meio de jornais voltados à programação policial, redes sociais, rádios e principalmente por programas televisivos, vem criando pré-julgamentos e grande comoção social, fundamentados nas edições televisivas e demais redes, ferindo diretamente Princípios Constitucionais, direitos e garantias inerentes aos cidadãos, bem como os julgamentos que tramitam no Poder Judiciário.

Palavras-chave: Mídia; Sistema Penal; Normas; Influência; Poder Judiciário

ABSTRACT

The media is one of the mechanisms that promotes information of great audience at the present time. This study aimed to analyze the media influence in the criminal justice system as an author in judicial relations in Brazil, where the technological advances and the greater accessibility of the population to the news through newspapers focused on police programming, social networks, radio and mainly programs television, has been creating pre-judgments and great social commotion based on television editions and other networks, directly injuring Constitutional Principles, rights and guarantees inherent to citizens, as well as the judgments that process in the Judiciary.

Keywords: Media; Penal System; Standards; Influence; Judicial power

____________________________

1 Alane Sicupira Discente do Curso Direito - DOCTUM-TEÓFILO OTONI alanegsicupira@hotmail.com

2 Junia Marinho Discente - Curso Direito - DOCTUM-TEÓFILO OTONI junia_14@hotmail.com

3 Larescka Porto Discente - Curso Direito - DOCTUM-TEÓFILO OTONI larescka.porto@gmail.com

4 Olivia Araujo Discente - Curso Direito - DOCTUM-TEÓFILO OTONI olivia.araujo.direito@gmail.com

5 Ruhtelly Onorio Discente - Curso Direito - DOCTUM-TEÓFILO OTONI rutheonorio@outlook.com

6 Varlandreia Cruz Discente - Curso Direito - DOCTUM-TEÓFILO OTONI varlandreiacruz@bol.com.br        

INTRODUÇÃO

Os meios de comunicação são de suma importância na sociedade atual, porém a forma como vem sendo exercida nos últimos anos, criando suas próprias verdades e influenciando na opinião pública, tem causado grandes e graves impactos especificamente no sistema penal. A liberdade de imprensa tem afrontado o direito de imagem e a presunção de inocência dos indivíduos acusados do cometimento de algum delito, de maneira a reduzir estes indivíduos a objetos e tirá-los de sua condição de sujeito de direito, maculando a dignidade da pessoa humana e ferindo direitos fundamentais previstos constitucionalmente, influenciando ainda, na formação do juízo de valor nos julgamentos de supostos delitos, principalmente nos crimes contra a vida, o que leva influencia direta ou indiretamente  nos julgamentos e processos que ocorrem judicialmente, possivelmente os distanciando da veracidade dos fatos.

MATERIAL E MÉTODOS

Para coleta de dados do presente artigo foi utilizado no desenvolvimento da pesquisa, entrevista do tipo padronizado, com formulários de questões fechadas, como requisito de avaliação de respostas objetivas contidas  em sim ou não, Sendo a mesma realizadas com cidadãos de divresas classes que compõe a sociedade de Teófilo Otoni, tendo como público alvo pessoas da sociedade em geral, como jornalistas, agentes e autoridades da segurança pública e sistema penal, moradores, professores, alunos, dentre outros, todos residentes na cidade. Pesquisa esta, que teve por objetivo Identificar o posicionamento das pessoas sobre o tema proposto, avaliar a opinião pública sobre a temática do trabalho e desenvolver artigo a partir de opiniões fidedignas da sociedade Teofilotonense.

DESENVOLVIMENTO

É notório que a mídia se tornou um quarto poder no Brasil, no qual demonstra diariamente a sua força em influenciar a sociedade por meio das matérias sensacionalistas e tendenciosas que veiculam.

 No que se refere a influência que exerce no Sistema Penal, muitas são as consequências negativas que geram, com o intuito principal de ganhar audiência e proveito econômico, não levando em conta os reflexos que proporcionam às pessoas.  Como elucida Darcy Ribeiro, “ Quem opera na sociedade é o monstruoso sistema de comunicação de massa, o qual impõe padrões inatingíveis e desejos inalcançáveis”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (307 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com