TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunidade tributaria

Por:   •  9/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

O art. 116 do CTN dispõe do momento o qual o fato gerador produzirá efeitos. Caso seja o que a lei chama de “situação de fato”, serão produzidos efeitos a partir do momento em que se verifiquem as circunstâncias materiais a que eles são próprios. Por outro lado, na ocorrência da “situação jurídica”, esta é considerada perfeita a partir do momento que esteja constituída, de acordo com o complexo normativo brasileiro.

O paragrafo único deste dispositivo é considerada a “norma geral anti-elisão”, autorizando a Fazenda a se esquivar dos limites da norma tributária, alcançando situações não previstas e, de certa forma, obscurecendo o principio da legalidade.

O art. 117 trata dos negócios tratados no artigo prévio considerando-os perfeitos, para efeito da determinação do momento da incidência tributária de duas maneiras: Se suspensiva a condição, reputa-se perfeito o negócio desde o momento em que aquela é implementada. Por outro lado, se esta for de caráter resolutório, o tributo será devido, de acordo com o dispositivo, “desde o momento da prática do ato ou da celebração do negócio”.

O art. 118, por último, define os limites para a definição de fato gerador, ressaltando “a validade jurídica dos atos praticados pelos contribuintes, responsáveis, ou terceiros, bem como a natureza do seu objeto e dos seus efeitos”, e valendo-se dos efeitos dos fatos ocorridos.

Vale lembrar, por exemplo, que o ato ilícito não pode estar previsto como fato gerador de tributo em qualquer hipótese, porém caso o ilícito resulte em fato gerador de tributo, sua incidência será licita. Portanto, apenas o fato gerador será analisado, sem que haja questionamento acerca da licitude ou não para a incidência tributária, decorrência do principio da “pecúnia non olet”, ou “dinheiro não tem cheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com