TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia da religião na prática do crime

Por:   •  8/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.845 Palavras (12 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ – CEULJI

MATHEUS EDUARDO DOS SANTOS

A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA PRÁTICA DO CRIME

Ji-Paraná

2017

MATHEUS EDUARDO DOS SANTOS

A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA PRÁTICA DO CRIME

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI, como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina TCC-I, no curso de Direito, sob orientação do Professor Teófilo Lourenço de Lima.

Ji-Paraná

2017

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        PROBLEMATIZAÇÃO        5

3        HIPÓTESES        6

4        OBJETIVOS        7

5        JUSTIFICATIVA        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        10

7        METODOLOGIA        13

8        RECURSOS        14

9        CRONOGRAMA        15

10        REFERÊNCIAS        16


  1. INTRODUÇÃO

A princípio se entende da religião como algo que irá trazer paz, amor, bondade, para todas as pessoas, um refúgio para quem está angustiado, ou sente que sua vida não faz mais sentido, mas, será mesmo que a religião tem cumprido bem o seu papel?

Em todo o tempo pode-se ver notícias de acontecimentos desastrosos, atos violentos, crimes contra a humanidade, contra a vida, contra a dignidade da pessoa humana, tudo em nome de alguma religião, ou sendo ela a maior responsável do fato.

Desde a era antiga se ouve dizer de como a religião tem tido um papel bem diferente na história do homem, seguindo com essa “tradição” de matança e guerras até os tempos mais modernos.

Hoje em dia podemos ver como a religião tem influenciado em conflitos armados em toda parte do planeta, ocasionando assim também o terrorismo, algo que tem sido bem problemático para todos os países.

A doutrina do medo tem tomado lugar ao invés do amor, chegando a ser tão caótico a ponto de que crimes contra o pensamento religioso ou a intolerância religiosa tem sido cada vez mais comuns.

Mas sendo a religião uma forma de solução de conflitos, como que por causa de pensamentos religiosos diferentes vêm ocasionando mais e mais conflitos? O problema está mesmo na religião ou de como a mesma vem sendo idealizada e seguida?

A humanidade evoluiu muito nos últimos séculos, mas o sentimento de ódio e raiva uns pelos outros evoluiu junto, fazendo muitas vezes com que a religião seja um pretexto para a prática de vários atos criminosos.

Com esse projeto busca-se tentar compreender de fato, como a religião pode atuar de forma negativa para a prática de atos criminosos, qual a sua influência com relação, ao crime, se existe de algum modo um influencia, culturalmente religiosa ou se ela é usada como pretexto, para mascarar motivos políticos e sociais, trazendo de forma clara e explicativa, desde a era antiga, voltando na história em que a sociedade era muito arcaica, até os tempos de hoje, mostrando por meio de casos, princípios, e leis, como a religião pode influenciar na prática de crimes, ou se a mesma está sendo usada como meio de camuflagem em crimes ligados causas totalmente controvérsias.  

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Desde a era antiga, a religião teve um papel de grande relevância e de muita importância para a humanidade, de forma que, garantia uma organização social, definindo padrões e princípios a serem seguidos pelas pessoas que abraçavam os ideais impostos por aquela religião.

De certa forma seria algo que traria somente coisas boas para os seres humanos, os fazendo viver pacificamente e socialmente, de forma plena e duradoura. No entanto, a intolerância religiosa, o preconceito e a ganância, fizeram com que a imagem da religião fosse autora de vários momentos cruéis que hoje podíamos chamar de crimes, onde o respeito a vida e dignidade da pessoa humana não passassem de palavras jogadas ao vento, momentos de imposição, em que somente mereciam a “salvação” (ou na maioria das vezes, mereciam “sobreviver”), aqueles que seguiam à risca todos os mandamentos impostos por tal religião ou grupo religioso, seja ele qual fosse.

Avançando para os dias atuais, podemos dizer que a sociedade moderna evoluiu muito nesse contexto, criando leis que possam permitir todos a seguirem a doutrina religiosa que bem entenderem, fazendo com que os homens se sintam livres para acreditar na entidade em que quiserem, criando assim um Estado laico.

Nesse diapasão, onde se vislumbra que dentro do Estado Moderno e Neoconstitucional, onde suas leis e postura laica permitem uma liberdade religiosa cada vez maior, é possível traçar uma relação entre o crescimento da religião e os episódios de intolerância religiosa, aumento da criminalidade e o terrorismo?

  1. HIPÓTESES

H1) Sim, existe uma relação direta, pois diversas religiões levam seus fiéis ao fanatismo religioso, o qual, muitas vezes vem ligado a intolerância, caracterizando-se como um fator que desencadeia uma série de comportamentos que refletem em atos criminosos e até mesmo em ataques terroristas.

H2) Não, na verdade a religião é apontado como um fator de controle social, e por isso exerce importante papel no controle da criminalidade logo, o seu crescimento e os crimes decorrentes do fanatismo religioso e de atos terroristas, praticados por grupos extremistas, não devem ser relacionados a religião, mas sim, á questões políticas, as quais, muitas vezes motivam esses grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (309.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com