TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo

Por:   •  25/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Jornalismo Especializado

Aula-tema 03: O roteiro - colocando as ideias no lugar 

NOME

Fábia Lívia da Silva Lessa

RA

8207874572

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

  1. Como o diretor começou sua carreira?

Ele se formou na PUC – RJ em Economia por tradição familioar. Mas tudo começou por acaso, quando o seu irmão que havia acabado de chegar do Japão, o convidou para organizar um material capturado na viagem. Alem de organizar o material, ele também escreveu o texto em formato narrativo. Mais pra frente o documentário se tornou uma série muito famosa na Tv Manchete.

  1. O que é documentário para ele?

É uma profissão como qualquer outra, que ajuda a entrar em contato com o mundo. É o que permite sair e tentar fazer alguma coisa, testemunhar o que acontece, conhecer coisas que jamais imaginaria que poderia acontecer. O Documentário é uma Testemuinha que por muito tempo foi a profissão dele, aquilo que justificava ele acordar pela manhã e saber que iria fazer alguma coisa, dava uma sensassão de ser util.

  1. Para ele, qual a importância da produção de um filme sobre a eleição do Lula para presidente?

Produzir um filme sobre a campanha eleitoral do ex Presidente Lula em 2002 seria importante para a vida politica brasileira, mesmo que muitos não gostassem de lula. Alguem com origem social humilde como ele seria algo,  que jamais poderia ter acontecido. Então foi importante registrar cada momento e c ada emoção no filme.

  1. Como o diretor mudou sua concepção entre forma e conteúdo ao longo de sua carreira?

Depois de um certo tempo ele passou a usar o documentário como forma. Hoje em dia o tema do documentário interessa menos, o que interessa é a forma como ela é tratada. É  a originalidade de uma maneira que ninguem havia feito antes, narrar como ninguem narrou. Buscar fazer o documento de uma forma diferenciada.

  • Texto

Documentário é a documentação de algum ocorrido, o que registra o fato. Buscam informações de formas diferentes, usam a imagem e o vídeo de uma forma diversificada, na questão visual. 

Ele representa uma realidade parcial, determinando uma visão do mundo que jamais haviamos presenciado antes. Trata-se daquilo que ocorreu antes ou durante as filmagens, é o que permite contato com o mundo e conhecer coisas que vão além do que podemos imaginar.

O Documentário deve retratar não só o tema “mais a forma que ele trata o seu tema”, nas palavras de João Moreira Sales. A importância ou impacto que ele tráz a sociedade, tem que haver originalidade no tema abordado, ir a fundo na pesquisa e produção do documento.

Referencias:

Wikipedia 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com