TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joseph A. Schumpeter

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento do Caso Concreto:

O Austríaco Joseph Alois Shumpeter , nascido em 8 de Fevereiro de 1883 em Triesch, na época em que ele nasceu a cidade de Triesch fazia parte do Império Austro-Hungaro, atual território da República Tcheca. Doutorou-se em Viena em 1906. Em 1927 lecionou nas Universidades de Cenati e Gras em seu país, assim como ministro das finanças. Por último lecionou em Havard onde permaneceu até a sua morte no ano de 1950.

Shumpeter era considerado um dos quatro maiores economistas de sua época. Ele não foi um matemático, mas um economista que sempre foi um entusiasta da integração com a sociologia para haver um melhor entendimento sobre suas teorias econômicas. Com exceção de imperialismo e classes sociais, todas as obras eram bem conhecidas. O pensamento econômico de Shumpeter aparentemente teria sido bastante influenciado por Marx e pelas descobertas econômicas que marcaram na época. De Marx parece ter adquirido visão dinâmica do processo de desenvolvimento.

Na visão Shumpetriana, disseram ironicamente que “o desenvolvimento econômico é um tema de extrema importância para ser deixado exclusivamente aos economistas.” Sem duvidas se trata de uma crítica. A posição assumida pelos economistas tradicionais (clássicos e neoclássicos): o nível tecnológico; quantidade e qualidade da força de trabalho; quantidade e composição do estoque de capitais; natureza das condições dos recursos naturais, são considerados apenas as determinantes imediatas da produção de uma economia. Shumpeter também caracteriza o processo de produção como uma combinação de forças produtivas onde incluem coisas em parte materiais e imateriais.

Assim como Marx, Shumpeter também previa á destruição do capitalismo. O próprio “sucesso” do capitalismo finaliza-se não só falindo as instituições que o protegiam, mas contribuindo também para a emergência da civilização socialista (Shumpeter, 1961).

Shumpeter em todos esses anos de estudo prova que o preço de mercado conduz lucro apenas no curto prazo. O lucro ocorre no momento que o empresário vende a preço imposto pelo mercado, mas inovam e produzem por uma soma de custos inferiores ao preço que estava sinalizado.

Outros economistas criticam o fato de Shumpeter constatar que as inovações são as causas das crises. Dizem ser totalmente inadequadas, e argumentar que as inovações atuais tenham tido uma importância maior que as de uns 200 anos atrás, veio a contribuir com o pensamento shupeteriano; a inovação seria necessariamente fruto do espírito empresarial da forma que Shumpeter sugere.

Para uns economistas, Shumpeter será sempre uma grande inspiração para economistas de peso na atualidade, e haverá também alguém para discordar de suas teorias. Construiu sua carreira sendo influenciado por Marx, Weber, Walras, etc. Tornou-se um dos maiores e mais importantes economistas do século XIX, até sua morte em 1950.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com