TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEI DE EXECUÇÃO PENAL E SUA APLICABILIDADE

Por:   •  8/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

DIANDRA BONANI

LEI DE EXECUÇÃO PENAL

JAHU

2016

1 LEI DE EXECUÇÃO PENAL E SUA APLICABILIDADE

A lei de execução penal nº 7210/84 destina-se ao procedimento do emprego da pena fixada em um processo judicial, onde há a juntada da principal documentação do processo, bem como a concessão de benefícios ao condenado.

Senão vejamos:

A primeira delas é a correta efetivação dos mandamentos existentes na sentença ou outra decisão criminal, destinados a reprimir e prevenir os delitos. Ao determinar que a execução penal “tem por objetivo efetivar as disposições da sentença ou decisão criminal”, o dispositivo registra formalmente o objetivo de realização penal concreta do título executivo constituído por tais decisões. A segunda é a de “proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado”, instrumentalizada por meio da oferta de meios pelos quais os apenados e os submetidos às medidas de segurança possam participar construtivamente da comunhão social. (MIRABETTE, 2008, p. 28)

Contudo, embora referida lei seja um avanço nos termos legislativos, há que se mencionar a sua ineficácia, diante da ausência de eventual possibilidade de concessão de diversos direitos do preso.

Diversos aspectos impedem a ressocialização do condenado. Um deles é a ausência de preocupação do Executivo com a problemática envolvendo a situação carcerária:

Neste sentido:

Vê-se a cruzeta como que o Estado trata os seus encarcerados. Se cumprir a parte final da norma jurídica tudo bem. Afinal nós somos ferrenhos opologistas da laborterapia. O risco está em não se dar ocupação ao preso e, ao final, mata-lo de inanição. Não se pode esquecer, jamais, que vivemos na doente América Latina, onde os detentores do poder são, em grande parte, vingativos, carrascos e desumanos. Somente lembram os “Direitos Humanos” quando os destinatários são eles próprios. A história está aí, viva e atual. (FALCONI, 1998, p. 109)

Alguns dos mecanismos da LEP são, de fato, cumpridos, como a implementação dos órgãos e secretarias contidos no art. 61 e seguintes da referida lei. Porém não há qualquer discussão acerca de atos que importem na efetividade desta Lei.

Ademais, há que se observar algumas outras causas dessa ineficácia: superlotação das cadeias, a depravação da figura do preso, a ausência de lugares que proporcionem trabalho ao condenado, dentre outras.

Em primeiro lugar, os presídios são superlotados, os condenados dividem uma cela de 6m² em 50 pessoas ou mais, sem qualquer atendimento ao principio da dignidade da pessoa humana ou aos direitos humanos.

Por conseguinte, ao entrar no sistema prisional, o condenado não passa mais a exercer sua autonomia, ficando a cargo dos outros presos, mais velhos, ou do próprio carcereiro. Além disso, a própria população trata o mesmo como um risco a sociedade e a vida, podemos observar isso no que se refere a dificuldade do ex-presidiário que cumpriu sua pena e não encontra trabalho ou sofre preconceito em sua comunidade.

Outro aspecto que cumpre mencionar é a ausência de local onde o preso possa cumprir sua pena trabalhando, para ter seu tempo remido, não contemplando uma das obrigações da Lei de Execução Penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com