TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leibniz - Ética e Filosofia

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

Leibniz

  • Leibniz, nascido em Leipzig, Alemanha. Caracterizado por seu universalismo, foi um racionalista bastante peculiar. Crítico de Descartes, de Spinoza e dos Empiristas, sobre tudo de Locke, ele se afasta do subjetivismo característico do pensamento moderno em suas origens. Foi um metafísico que dava mais valor a lógica na fundamentação da ciência do que a epistemologia
  • Por suas formulações teóricas nos campos da lógica e da linguagem, ele antecipa em muitos aspectos o desenvolvimento da lógica-matemática e da filosofia da linguagem no pensamento contemporâneo. Defendendo a lógica como chave para o desenvolvimento sistemático e racional de totalidade do conhecimento humano, segundo ele, é a única capaz de promover a unidade e integração desse conhecimento em uma visão unificada de ciência. E dizendo também que: “O pensamento não pode existir sem linguagem. Sem um signo ou outro. Basta nos interrogarmos se podemos fazer algum cálculo aritmético sem usar um signo numérico.”
  • Suas contribuições vão desde a descoberta do cálculo infinitesimal até o esforço pelo ecumenismo e pela superação dos conflitos religiosos na Europa.
  • A tarefa da filosofia consiste na integração da totalidade do conhecimento humano, com isso Leibniz revela uma preocupação em aproximar as tradições filosóficas eternas com as teorias dos "novos filósofos.
  • Suas principais obras foram: O discurso de metafísica, a Teodicéia e a Monadologia..
  • Em Leibniz temos uma concepção de realidade constituída por uma diversidade de mônodas. Essa concepção se encontra na teoria da Monadologia.

Ele postula a necessidade de distinguir entre verdade da razão, que são necessárias. Elas se sustentam no príncipio da razão sufuciente, o qual pode-se sempre explicar a razão de sua existência. Sustentando assim que, em vez de duvidar de tudo que possa parecer incerto, é preciso considerar os graus de aceitação ou discordância que cada afirmação pode produzir, ou seja, examinar suas razões. Assim, toda verdade deve ter uma razão segundo a qual ela é verdade

  • A filosofia de Leibniz vira a ter grande influência, em sua formulação teórica de racionalismo, fortemente dogmático, que será conhecido com sistema Leibniz-wolf. Esse sistema terá um grande sucesso, vindo a ser quase uma "filosofia oficial"  em meádos do século 18 na Alemanha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com