TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO

Por:   •  23/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Débora Regina Gonçalves Neves.

Mat. 200502157812

Aula 2.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

                SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS Y, com sede à Rua, Bairro Cidade, vem por sua advogada devidamente constituída, com escritório à Rua, Bairro, Cidade, com fundamento no art. 5°, LXXI, da Carta Magna, respeitosamente, perante Vossa Excelência propor:

MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO

contra o PREFEITO DO MUNICÍPIO Y, que poderá se localizado à Rua, Bairro, Município Y, da cidade de São Paulo, ou através do Procurador Geral do Município, mediante as seguintes razões de fato e de direito.

DOS FATOS: 

A impetrante é funcionária do Município Y, no Estado de São Paulo, e exerce atividade profissional em estação de t29/03/2016ratamento de esgoto, há 16 anos.

Devido à atividade que a impetrante exerce, esta se expõe inevitavelmente e constantemente a agentes nocivos à  sua saúde, não só ela mas sim, todos os funcionários que exercem a mesma função que a impetrante, também sofrem os mesmos males referentes a tais condições insalubres.

Ocorre que, o Presidente do Sindicato de classe, ora impetrante, reitera que segundo lei orgânica do município, compete ao impetrado apresentar proposta de lei complementar para regular o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais, conforme é exposto ademais na Constituição do Estado.

O impetrante afirma contudo, ter o seu direito negado, configurando-se neste caso uma omissão constitucional.

DOS FUNDAMENTOS:

Todavia, o referido direito assegurado na Carta Magna, depende de lei regulamentadora que, ainda não se encontrada editada e, destarte, não restou outra medida senão a interposição do vertente Mandado de Injunção, nos termos do artigo 5º, LXXI, da Lei Maior, verbis:

“Art. 5º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

LXXI – conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberda des constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;”

Outrossim, REQUER-SE seja suprida a ausência de norma regulamenta dora ao direito constitucional assegurando a plena aplicação do direito consti tucionalmente conferido ao impetrante.

DOS PEDIDOS:

Ante o exposto, requer o Impetrante à Suprema Corte:

a) Seja a presente ação constitucional julgada procedente, suprimindo a lacuna normativa e garantindo o direito à averbação do tempo de serviço em condição especial de trabalho, perante o atual regime jurídico único, Lei 8.112 de 11/12/1990;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com