TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE FICHAMENTO DE LEITURA

Por:   •  13/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

UNICRUZ - PRODUÇÃO TEXTUAL – PROFESSORA IEDA LINCK

MODELO DE FICHAMENTO DE LEITURA

ARTIGO 01

JUVENTUDE RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR: OS DETERMINANTES DOS PROCESSOS MIGRATÓRIOS E OS DESAFIOS PARA A PRESERVAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR.

1 – A perspectiva de futuro para os rapazes filhos de agricultores não se resume a continuar exercendo a mesma profissão dos pais (p. 03).

2 - Para rapazes com idade entre 13 e 18 anos, ainda cursando o ensino fundamental, a perspectiva de permanecerem na agricultura vem sendo substituída por novas possibilidades (p. 05).

3 – As filhas de agricultores familiares demonstram um interesse pela agricultura muito aquém daquela observada em relação aos rapazes (p.06).

4 – A obtenção independente de dinheiro, por parte dos jovens, para suprir suas próprias necessidades, já deixou de ser um fenômeno raro (p. 25).

5 – Os jovens rurais já não identificam na profissão de agricultor a escolha natura para realizar seus projetos de vida, como acontecia há algum tempo atrás. (p. 32).

ARTIGO 2

JUVENTUDE RURAL NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: MIGRAÇÃO E INVESTIMENTO NOS ESTUDOS

6 – É inquestionável a importação da agricultura familiar no processo de desenvolvimento rural (p. 02).

7 - A agricultura familiar sobrevive ocupando pequenas extensões de terra, utilizando tecnologias rudimentares e destinando a produção, em grande parte, para consumo familiar (p. 04).

8 – Mesmo diante dos desafios atuais, a agricultura familiar é forte, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país (p. 05).

9 – Os produtos tradicionais proveniente da agricultura familiar tem condições de ocupar maiores espaços no mercado local, nacional e internacional (p. 07).

10 – O fato do jovem sair do campo para morar na cidade em busca de realizações dos objetivos nem sempre é bem sucedido (p. 11).

ARTIGO 3:

JUVENTUDE RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR: OS DETERMINANTES DOS PROCESSOS MIGRATÓRIOS E OS DESAFIOS

11 – A agricultura do tipo familiar constitui no Brasil o tipo dominante de unidade de produção no campo e é ainda mais expressiva nos estados do sul. (p. 02).

12 – A migração vem ganhando mais proporções nas últimas décadas e apresenta mudanças nas antigas características (p. 03).

13- Nas últimas décadas ocorreu no Brasil um intenso esvaziamento no campo (p. 03).

14 – Entre as dificuldades de permanecer na agricultura há os limites impostos pela escassez de terra, da baixa renda das famílias e, consequentemente, de investimento na produção (p. 04).

15- O jovem hoje se vê confrontado com diversas realidades, tanto em relação ao meio rural quanto urbano (p. 07).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com