TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio ambiente

Por:   •  21/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Meio ambiente

O meio ambiente passou a ser tutelado a partir do momento em que se percebeu que a sua degradação afetaria a qualidade de vida dos homens que habitam a terra ou até mesmo sua sobrevivência, e com isso foi precisa adotar algumas medidas que pudessem garantir a qualidade de vida humana. A preservação do meio ambiente não é um fim, por si só, mas um meio de realização de outros valores já positivados em nosso ordenamento pátrio.

Assim, é preciso que haja uma harmonização e coerência entre os valores já protegidas por lei e aquelas condutas necessárias para que eles sejam devidamente garantidos, e tal fato indiretamente, afetará o meio em que vivemos.

A partir da Revolução Industrial a preservação ambiental ganhou força, e a explosão demográfica, bem como a valorização das manifestações históricas e artísticas na formação da identidade de um povo contribuíram para a destruição da natureza. Com a revolução industrial, viu-se aumentar a necessidade de consumo e a produção de insumos.

Por outro lado, dentro da nossa sociedade algumas pessoas se mostraram contrários à industrialização e a destruição da natureza que serve a todos, e estas figuras foram chamadas de ecologistas, cujo objetivo era a preservação do meio ambiente. Em meados de 1970, o Clube Roma foi fundado com o objetivo de debates as questões políticos, econômicos e sociais, e tal clube deu origem ao lançamento do livro “Os Limites do Crescimento”, em que é possível verificar as consequências do crescimento rápido da população mundial, e a destruição dos recursos naturais.

Fonte: FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 4ªed. São Paulo: Saraiva, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com