TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio ambiente do trabalho

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Políticas de gestão e políticas públicas sobre acidentes de trabalho.

                                               Alex Fernando Ribeiro.

RESUMO

O presente trabalho visa apresentar de acordo com os materiais que foram disponibilizados aos alunos, os aspectos principais de políticas de gestão e as políticas públicas sobre acidentes de trabalho no Brasil.

Aluno do curso de Direito da Unochapecó.

Estagiário do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

E-mail: alexfernando@unochapeco.edu.br

INTRODUÇÃO

        

No Mundo, o crescimento populacional vem desencadeando junto consigo e de forma mais acelerada a busca pelo crescimento econômico. Crescimento esse que é de grande importância para que haja uma série de avanços necessários, dos quais vale citar: crescimento tecnológico, cientifico e histórico, cuja diversas áreas são afetadas de forma positiva, tais quais: a área médica, informativa, empresarial e social, essa última de forma generalizada, recebendo o impacto de todas as áreas.

Aqui no Brasil não foi diferente, o que colaborou e muito para o desenvolvimento daquele, que era considerado um dos países sem expectativas de crescimento econômico. O que serviu de motivação para o setor produtivo interno, que passou a receber incentivos do governo para mudar essa situação. Assim, ouve o aumento da produção e da economia interna, o que elevou o seu número no índice de países  com grandes expectativas de desenvolvimento econômico. Porém, apesar de se destacar no aumento de produtividade internar, o Brasil consequentemente passou a fazer parte do rol de países cuja o número de acidentes de trabalho são os maiores dentre todos os países do globo.

Esse grande aumento se deu em decorrência da falta de prevenção. Ora é por conta do empregador que não faz o suficiente para que seus trabalhadores trabalhem com segurança, ora é o próprio trabalhador, que por falta de fiscalização do empregador ou própria negligência e/ou imperícia acaba por se acidentar. O que é perceptível é que esse aumento surgiu quase que unicamente pela questão de interesses por conta das empresas produtoras, e não apenas essas, mas toda e qualquer empresa que depende de mão de obra humana para seus afazeres. Ou seja, questão de interesses.

        

Políticas de Gestão:

Na busca pela diminuição desse índice negativo, o Ministério do Trabalho e Emprego juntamente com a Previdência Social e da Saúde, de acordo com a Constituição Federal de 1988, incumbidos de suas responsabilidades, vêm projetando e criando modelos de gestões eficientes na prevenção e diminuição de acidentes laborais, bem como as suas consequências.

        

        Vejamos:

REFERÊNCIAS

Material disponibilizado em PDF pelo professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com