TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Científico - Modelo

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Universitário Padre Anchieta – UniAnchieta

Curso de Direito

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

Professor(a): Wanderley Todai Junior

PROJETO DE MONOGRAFIA JURÍDICA

Proponente: Fernanda da Rocha Costa – 6. Semestre B - Noturno

Área do Direito: Direito Civil – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Objeto a ser analisado: Os Princípios da Administração Pública

Delimitação do tema: As Medidas Socioeducativas do ECA e a Reincidência da Delinqüência Juvenil

Orientador(a): Ana Paula Barbosa

Aceitação do projeto de pesquisa

1. pelo(a) orientador(a):

2. pela Coordenação de Monografias:

data:___/___/___                               

data: ___/___/___


APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como tema “As medidas socioeducativas do ECA e a reincidência da delinqüência juvenil”, e seu objetivo é apresentar todas as medidas adotadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente previstas em seu artigo 112 e as demais medidas preventivas.

Abordar os principais motivos que levam à delinqüência juvenil e analisar medidas preventivas e repressivas adotadas como meios de ressocialização, tendo como foco as medidas socioeducativas aplicadas, pela legislação especial em vigor, aos jovens infratores.

O rol das medidas é taxativo e sua limitação decorre do princípio da legalidade, conforme assevera Olympio Sotto Maior, sendo vedado, portanto impor medidas diversas das enunciadas no artigo referido. Contudo o autor destaca que a nova legislação, qual seja, o ECA, ao se referir sobre o enfrentamento da delinqüência infanto-juvenil, não se resume nas medidas ora apreciadas. “Uma vez empregada a doutrina do princípio da proteção integral o legislador do Estatuto reconheceu que a maneira mais eficaz de prevenir a criminalidade está no objetivo de superar a situação de marginalidade experimentada pela maioria das crianças e adolescentes atualmente no Brasil” (Estatuto da Criança e do Adolescente comentado: comentários jurídicos e sociais. 8 ed. São Paulo: Malheiros, 2006. p. 378.)

Demonstrar os meios que amenizam o problema em questão e suas principais falhas. Logo em seguida, uma breve explanação sobre a responsabilidade dos pais, da sociedade e do estado, segundo os preceitos constitucionais. Assim, com o fim de demonstrar a eficácia das medidas aplicadas pelo ECA, partindo desde sua origem histórica, abordando de forma sucinta a diferença entre ato infracional e crime, causas aparentes do cometimento das infrações, aplicabilidade e execução das referidas medidas e as possíveis razões de sua reincidência.

Analisar no que incide a falta de políticas públicas, que dêem prioridade absoluta no atendimento da criança e do adolescente como prevê o Estatuto, no acesso a educação, a saúde, a cultura, ao esporte, ao lazer e a convivência familiar e comunitária.

É um grande desafio que temos na implementação do Estatuto e não na sua mudança ou redução de direitos, e sim garantir a efetivação desses direitos.


JUSTIFICATIVAS

O trabalho a respeito das Medidas Socioeducativas adotada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente faz-se importante em vários aspectos, uma vez que observado o número crescente de delitos praticados por jovens adolescentes e recentemente até por crianças, demonstra-se a precoce inserção destes no mundo do crime. Com isso, indaga-se se a legislação em vigor, qual seja, o Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina as medidas que deveriam ser aplicadas, com o objetivo de reeducá-los. Por outro lado o trabalho a ser desenvolvido, trás também outro aspecto importante a ser analisado, o aumento da reincidência da delinqüência juvenil, e quais as razões que os levam, ao saírem do estabelecimento educativo voltar a praticar infrações penais. E por fim, é importante sabermos qual a principal finalidade das medidas adotadas pela legislação em vigor aplicada às crianças e adolescentes e se são ou não eficazes, a ponto de influenciarem na reincidência de infrações como apontam as pesquisas recentes.


OBJETIVOS DO TRABALHO:

O trabalho a ser elaborado terá como principal objetivo demonstrar, através da metodologia a ser utilizada, a real importância da implementação efetiva do ECA na sociedade, qual a nossa responsabilidade como Família, Sociedade e Estado como medidas colaboradoras preventivas.

No Capítulo 1, o trabalho apresentará os fundamentos históricos sobre a Legislação do menor, propõe-se analisar a origem das primeiras legislações relativas aos jovens, diante da preocupação em prevenir e reprimir atos infracionais, bem como a tratamento que lhe é dispensado haja vista sua condição de inimputabilidade. Acordará, ainda, a principal proposta trazida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em dar um tratamento diferenciado às crianças e jovens devido a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e a necessidade de reeducação e ressocialização.

No Capítulo 2 o trabalho apresentará a diferença de ato infracional e crime, Neste sentido irá expor a conceituação do ato infracional, procurando identificar sua natureza jurídica bem como analisar alguns dos vetores que possam levar à prática das infrações.

No Capítulo 3, o estudo será voltado para as Medidas Socioeducativas em Espécie previstas no ECA em seu artigo 112 e seguintes, tais medidas visam dar ao jovem um meio de recuperação diante de sua condição e necessidade, aplicadas aos adolescentes autores de ato infracional, apurada sua responsabilidade após o devido processo legal, cujo objetivo não é a punição, mas a efetivação de meios para reeducá-los. Neste caso dar-se-á, enfoque às medidas socioeducativas e sua aplicabilidade.

No Capitulo 4 o trabalho apresentará as medidas colaborativas preventivas e sua importância uma vez que sua previsão também é contemplada pelo ECA, veremos a responsabilidade das principais instituições no desempenho deste papel preventivo, tais como a família, a sociedade e o estado.

No Capitulo 5 e finalizando, apresentará a efetiva aplicabilidade das medidas socioeducativas e outras tidas como colaboradoras para prevenção das condutas delitivas do menor realizada por meio de sua execução e seus reflexos na reincidência dos atos infracionais. Considerando seus índices, com o fim de demonstrar as principais falhas das medidas, e possíveis soluções que venham contribuir para sua eficiência resultando na possível diminuição dos índices de reincidência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com