TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Projeto

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU - FMN

CURSO DE DIREITO  
METODOLOGIA DA PESQUISA

THAYNARA ALÍCIA SOUZA GOMES

ASSÉDIO MORAL EM OPERADORES DE

TELEMARKETING

NATAL

2017


INTRODUÇÃO

O presente objeto de pesquisa está inserido no ramo de Direito do Trabalho, pois trata-se de situação vista e vivida no ambiente de trabalho.

O assédio moral diz respeito aos atos que desenvolvem-se gradativa e cotidianamente, provocados por uma ou mais pessoas, através de agressões sucessivas praticadas no ambiente de trabalho, por um superior hierárquico ou pelos próprios colegas de trabalho. Essas agressões vão de ofensas gratuitas a “broncas” vexatórias do empregador com a vítima, na frente de outros empregados com o intuito de humilhar, atacar, constranger e até mesmo forçar um pedido de demissão da vítima. O que caracteriza o assédio moral é a repetição sistemática, intencionalidade, direcionalidade, temporalidade e degradação deliberada das condições de trabalho, pois pode levar o agredido a adoecer psicologicamente ou fisicamente.

O telemarketing é basicamente o ato de emitir, receber ou transmitir mensagens e ou informações, utilizando as linguagens escritas ou faladas por meio de aparelhos especializados, sonoro ou visual, que vem funcionando como um ótimo canal de comunicação entre a empresa e o mercado, através desse teleatendimento. Em razão das constantes pressões sofridas pelos operadores de telemarketing nos call centers, o local e as condições de trabalho oferecidas colaboram para a pratica do assédio moral, de modo que essa se torna uma das formas mais usadas para tirar da atividade, funcionários que se encontram com o rendimento baixo, que interferem negativamente no faturamento. Existem vários exemplos de como o assédio moral está inserido nos call centers, um deles é o envio de e-mails a todos os funcionários, mostrando a lista de operadores que não estão cumprindo suas metas, expondo assim de certa forma, os mesmos ao ridículo, ao invés de ajuda-los na problemática. Outro exemplo é a forma grosseira com que são dadas advertências verbais pelos supervisores na frente de todo o grupo, utilizando muitas vezes xingamentos e gritos, que além de humilhar o funcionários ainda tem a intensão de provocar nele e nos demais um temor hierárquico. Ainda assim o pior exemplo é em relação ao controle excessivo com os horários, visto que são bastantes rigorosos no repouso mínimo, alimentação e higiene, burlando assim os direitos constitucionais que todo trabalhador deve ter. Dessa forma cada ato de assédio afronta vários direitos e garantias fundamentais, portanto a denúncia de tal pratica é indispensável.

JUSTIFICATIVA

A questão do assédio moral inserido na nossa sociedade não é novidade, porém tem ganhado destaque atualmente devido à grande quantidade de casos extremos, principalmente nas atividades de teleatendimento. É de suma importância a abordagem desse tema, pois estão cada vez mais corriqueiros e ocultos, com o objetivo de denunciar de certa forma e criticar a prática desse assédio, para a sociedade e os órgãos jurisdicionais. O interesse no tema veio também da experiência vivida como operadora de telemarketing, onde presenciei e sofri vários desses assédios morais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (770.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com