TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Projeto de Pesquisa

Por:   •  14/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 10

         3cm        (ou 2,5cm)                CAPA[pic 1]

INSTITUTO APHONSIANO DE ENSINO SUPERIOR

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO

                                        PESQUISADOR (ALUNO)

ORIENTADOR: Prof. Msc. LUIZ HENRIQUE BORGES DE AZEVEDO SILVA

TRINDADE

MARÇO/2018

    3cm (2,5cm).[pic 2]

                                                                           

                                                                                 (2,5cm)2cm[pic 3]

[pic 4]

2cm (2,5cm)


FOLHA DE ROSTO

NOME DO ACADÊMICO

TÍTULO

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina  Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de Direito do Instituto Aphonsiano de Ensino superior sob a orientação do prof. Msc. Luiz Henrique Borges de Azevedo Silva.

TRINDADE

MARÇO/2018

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO (ou Justificativa) ................................................................        3

2 – OBJETIVOS ...............................................................................................        4

3 – METODOLOGIA .........................................................................................        5

4 – REVISÃO TEÓRICA ...................................................................................        6

5 – CRONOGRAMA ..........................................................................................        7

6 – BIBLIOGRAFIA ...........................................................................................        8

7 – ANEXOS .....................................................................................................        9

Este é o sumário de nosso projeto. Para a elaboração do trabalho é muito importante o desenvolvimento do sumário. Para projetos mais extensos é recomendável sumariar o conteúdo para facilitar seu manuseio.


 1- INTRODUÇÃO  ou JUSTIFICATIVA            

(O que é o tema? e por que fazer?)

Consiste na apresentação, de forma clara, objetiva e rica em detalhes, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial.

Vamos apresentar elementos que responderão à questão: Por quê? O aluno(pesquisador) deve demonstrar  as razões (técnicas e práticas) que motivaram a proposição da pesquisa e a relevância (social e científica) de tais razões em face do objetivo da instituição.

A justificativa deve ser redigida de forma clara, precisa e objetiva, dimensionando possibilidades de sugestões para mudanças no âmbito da realidade a ser trabalhada.

Segundo o Guia de normalização da instituição:

“Introdução – Neste item devem contem o tema da pesquisa, a problemática e a justificativa do estudo. Deve haver também a apresentação do conhecimento existente na literatura sobre o objeto de investigação.” (p. 23)

Atenção!!!!!

A escolha do tema provavelmente seja uma das decisões mais importantes que será tomada. Então atente-se nesta fase:

1 – Verifique sua disponibilidade de tempo. Com a escolha de tema que você tem condições de estudar e desenvolver dentro do prazo para a conclusão das disciplinas.

2 – Escolha tema sobre o qual já tenha algum tipo de conhecimento. Procure escolher um tema que esteja ao seu alcance, com o qual você já tenha tido algum tipo de contato, seja pessoal ou profissional. Devemos aproveitar todo nosso conhecimento anterior para aperfeiçoar. Não faça uma aventura sobre algo que você não tenha contato anterior. Tenha cuidado com temas genéricos ou complexos. Faça reflexão pessoal sobre o que você já sabe sobre o tema e veja o material de pesquisa disponível.

3 – Procure deixar levar pelos seus próprios interesses. Estamos escolhendo uma parceira ou parceiro que poderá ver a nos acompanhar por um certo período de nossa vida, ou até mesmo pelo resto da vida. Assim, na escolha do tema devemos sempre observar nossas aptidões e desejos pessoais. Escolher determinado tema para estudar e depois voltar atrás representa tempo e investimentos perdidos.

NÃO TENHO UMA IDEIA PARA O TEMA QUE QUERO PESQUISAR????

Isso não é novidade para quem está iniciando na pesquisa!!! Uma boa ideia é procurar se atualizar com as discussões de sua área geral de interesse. Uma boa forma de fazer é recorrer a artigos publicados em revistas especializadas na área. Você tem à sua disposição no espaço aluno da Instituição um leque de revistas científicas da RT (faça seu login e clique no quadrado laranja localizado à direita da tela), deste modo terá acesso a ideias de questões doutrinárias que estão sendo discutidas no momento e que possuem algum tipo de interesse na área.

E QUANDO TENHO VÁRIOS TEMAS?????

Agora então vamos eliminar aqueles que não temos muita convicção. Vá pela sua intuição. Analise e amadureça cada um deles por um período de tempo e você irá eliminar gradativamente. Verifique as dificuldades de cada um deles. SE tiver dúvidas procure o professor orientador, colegas, amigos. Leia revistas especializadas.


2- OBJETIVOS                  

( VOCÊ VAI BUSCAR O QUÊ?)

Se você está se propondo a pesquisar sobre um assunto é porque tem uma meta a ser alcançada, pretende constatar, verificar, examinar ou analisar algo. Aqui o pesquisador deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver:  O que se vai procurar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com