TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Queixa Crime

Por:   •  9/10/2018  •  Artigo  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA DA COMARCA DE NITERÓI –RJ

INQUERITO POLICIAL N°___________

Pedro, (nacionalidade), (estado civil), Engenheiro, inscrito sobre o CPF de n°___________, RG (____________________), residente e domiciliado na (________________________),n°___________, no Bairro(__________________), na cidade de (_____________________), vem, respeitosamente á presença de Vossa Excelência, oferecer

QUEIXA-CRIME

Com fundamento no artigo 100°§ 2°do código Penal, artigos 30, 40 e 44 do Código de Processo Penal, contra, HELENA, (nacionalidade), (Estado Civil), (profissão), inscrito sobre o CPF de N°______________, RG (_____________________), residente e domiciliada na (_________________), n°_________, Bairro(_____________), na cidade de (_______________________),  pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

AUTORIA DELITIVA – NEXO CAUSAL

                  No dia 19/04/2016,  a querelada, publicou através de uma rede social, uma série de ofensas ao querelante, às quais, qualifica-o como um “idiota, bêbado e sem vergonha” e acusa-o de trabalhar todos os dias embriagado, usando saias, e que, no mês passado, estava tão bêbado, que andava cambaleando pelas ruas da cidade e de ter sido socorrido por uma ambulância, a pedido da própria empresa em que este trabalhava. Gerando ao querelante um grave constrangimento moral, fazendo-o sentir-se muito envergonhando e tão constrangido, a ponto de cancelar sua própria festa de aniversário, pois havia perdido o entusiasmo para confraternizar tal data com os seus amigos.

No Direito Penal, a autoria delitiva é de quem executa a ação expressa pelo  verbo típico da ação delituosa. Portanto, pelos fatos narrados não resta dúvida que o querelado foi autor do crime indicado, razão pela qual requer a sua condenação.

DO DIREITO

Conforme os fatos acima narrados, configura-se a justa causa para a ação penal. Além disso a querelante é parte legitima para a propositura da ação, com fundamento no Art.30 do CP.

A querelante praticou o crime de injúria, (art.140 do CP, caput), ao afirmar que o querelante seria um ˜bêbado, idiota e sem vergonha”. A publicação feita por ela teve o único propósito de ofender a dignidade de Pedro.

O querelado praticou ainda o crime de difamação, (art.139 do CP), ao imputar ao querelante fato ofensivo à sua reputação, quando disse que ele estaria trabalhando embriagado, a ponto de sair cambaleando pelas ruas da cidade.

Os fatos ocorreram em publicação em uma rede social, meio que, indubitavelmente, facilita a divulgação da injúria e da difamação, devendo incidir a causa de aumento de pena prevista no art. 141, III, do CP.

Por derradeiro, da forma como os crimes foram praticados, deve ser punido o querelado nos termos do art. 70 do CP, pois se trata de concurso formal de crimes.

PEDIDOS

Diante do exposto, requer:

a) a designação de audiência preliminar ou de conciliação (CPP, art. 520);

b) a citação do querelado;

c) o recebimento da queixa-crime;

d) a oitiva das testemunhas ao final arroladas;

e) a condenação do querelado pela prática dos crimes de difamação (CP, art. 139) e injúria (CP, art. 140), com o aumento de pena do art. 141, III, do CP, em concurso formal de crimes (CP, art. 70);

f) a fixação de valor mínimo de indenização, com fundamento no art. 387, IV, do CPP.

Diante do exposto, pede deferimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com