TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de projeto de intervenção

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  6.782 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE INTERVENÇÃO

ESTRUTURA BÁSICA:

Capa

Folha de Rosto

Sumário

FORMATAÇÃO: aspectos básicos:

  • O texto deve ser apresentado em papel branco ou reciclado, formato A4;
  • O texto deve ser impresso em cor preta, podendo usar cores para ilustrações;
  • Digitação: fonte tamanho 12 para o texto e 10 para citações longas, paginação, legendas das ilustrações e tabelas;
  • Margem: 3 cm margem superior e esquerda e 2 cm margem inferior e direita;
  • Espacejamento: todo o texto deve ser digitado com 1,5 cm de entrelinhas, exceto as citações longas, paginação, legendas das ilustrações e notas de rodapé;
  • Os títulos das seções (partes/capítulos) devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços de 1,5 cm de entrelinhas;
  • Paginação: todas as folhas do projeto, desde a folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. No caso do projeto de intervenção, a numeração é colocada na folha onde começa a Introdução, em algarismo arábico, no canto superior direito da folha.  
  • É preciso atentar para a distribuição harmônica do conteúdo na folha de papel para que se tenha uma boa estética visual do trabalho.

CAPA

É um elemento obrigatório sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. Deve apesentar as seguintes informações:

  1. Nome da instituição: na primeira linha da página, todo em maiúsculo sem uso de outros caracteres; centralizado; espaço 1,5; fonte times new roman, tamanho 12.

Exemplo:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS

  1. Nome do autor: algumas linhas abaixo do nome da instituição, todo em maiúsculo sem uso de outros caracteres; centralizado; espaço 1,5; fonte times new roman, tamanho 12.
  2. Título (subtítulo, se houver): localizado no meio da capa todo em maiúsculo podendo usar caracteres em negrito; centralizado; espaço 1,5; fonte times new roman, tamanho 12. O Título deve ser curto, esclarecedor e atraente. Caso exista subtítulo, deve ser colocado imediatamente abaixo do título.
  3. Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado: ao final da página, antes do ano, sendo a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas, tendo em vista se tratar de substantivo próprio. Ex. Caicó
  4. Ano (de entrega do projeto): colocar na última linha da capa em algarismo arábico com quatro dígitos. Ex. 2015

 

FOLHA DE ROSTO

É um elemento obrigatório que deve aparecer logo após a capa e contém informações essenciais à identificação do projeto.  Apresenta vários elementos que estão presentes na capa, devendo manter a forma como estão nela escritos. Deve apesentar as seguintes informações:

  1. Nome do autor: na primeira linha da página, todo em maiúsculo sem uso de outros caracteres; centralizado; espaço 1,5; fonte times new roman, tamanho 12.
  2. Título (subtítulo, se houver): localizado no meio da capa todo em maiúsculo podendo usar caracteres em negrito; centralizado; espaço 1,5; fonte times new roman, tamanho 12. O Título deve ser curto, esclarecedor e atraente. Caso exista subtítulo, deve ser colocado imediatamente abaixo do título.
  3. Natureza (tipo de documento: Projeto de Intervenção) e objetivo (para que se destina); nome da instituição.

Ex. Projeto de Intervenção apresentado ao Curso de Tecnólogo em Gestão Pública, do Centro de Ensino Superior do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como atividade avaliativa da disciplina Seminário de TCC, ministrada pela Profª. Ione Rodrigues Diniz Morais.

  1. Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado: ao final da página, antes do ano, sendo a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas, tendo em vista se tratar de substantivo próprio. Ex. Caicó
  2. Ano (de entrega do projeto): colocar na última linha da capa em algarismo arábico com quatro dígitos. Ex. 2015

SUMÁRIO

É um elemento obrigatório que consiste na enumeração das principais secções (partes/capítulos), na mesma ordem e grafia em que aparecem no interior do projeto, acompanhadas do respectivo número da página.

ESTRUTURA DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

1 INTRODUÇÃO (deve apresentar as seguintes informações:)

  1. Cenário da situação-problema (descrever o setor ou local que será alvo de seu projeto de intervenção sob o ponto de vista de sua importância, das suas atribuições, do espaço que ocupa, dos equipamentos, do pessoal, etc.);
  2. Caracterização da situação-problema (caracterizar a situação problema por você identificada no setor de trabalho ou local que será alvo de seu projeto de intervenção, no que se refere a como esta se apresenta);
  3. Justificativa (justificar a motivação e a importância da realização desse projeto).

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral (deve considerar a perspectiva de melhoria da eficiência das atividades do setor alvo do Projeto de Intervenção).
  1. Objetivos Específicos
  • Identificar as causas da situação problema;
  • Avaliar as consequências da referida situação;
  • Propor iniciativas que amenizem ou solucionem a situação problema.

Obs. Lembrar que os objetivos são definidos por verbos no infinitivo. Ex. Identificar, Verificar, Comparar, Empregar, Utilizar....

3 METODOLOGIA

3.1 Procedimentos Metodológicos (definir o caminho que pretende seguir para atingir seus objetivos, apresentando os instrumentos que serão utilizados como observação, questionário, entrevista, etc).

4 RESULTADOS ESPERADOS

Descrever o que espera como resultado do seu Projeto de Intervenção em função da situação problema por você evidenciada no setor/local escolhido para sua intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com