TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação e Adminsitração de Conflitos

Por:   •  18/11/2019  •  Dissertação  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos

Módulo:

Aluno: Lenize Ikegami Sakiyama

Turma: FGVONLINE00/ONL019C2-ZOBLSP02T1

Tarefa: Análise do processo de negociação a partir do filme Coach Carter: treino para a vida (2005), de Thomas Carter

Introdução

O filme “Coach Carter: treino para a vida” é inspirador porque mostra como foi possível transformar um cenário conflituoso e de muita resistência em uma história de vitórias e de muito sucesso.

Da trajetória do treinador Carter a frente do time de basquete da Richmond High School é possível analisar diversos aspectos do processo de negociação e administração de conflitos.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

O filme é baseado em fatos reais e conta um pouco da história de Ken Carter, dono de uma loja de artigos esportivos, que aceita o desafio de retornar à sua antiga escola e treinar um time de adolescentes desestruturado e indisciplinado na cidade de Richmond, California.

Os principais atores da negociação são o treinador Carter e os alunos atletas.

Carter é um homem sério, honesto, disciplinado e autoritário, com fortes concepções morais e preocupado com o futuro de afro-americanos que, como ele, cresceram na periferia (Jardim, 2016).

Carter já havia estudado naquela mesma escola, inclusive ganhado alguns títulos pelo mesmo time na sua época. Logo, o treinador demonstra ter profundo conhecimento da realidade social da comunidade e do comportamento rebelde dos jovens daquela instituição.

De outro lado estão os alunos e jogadores de basquete, que tem a vida marcada por tragédias sociais (envolvimento com tráfico de drogas, irmão assassinado, pai presidiário) e

demonstram extrema agressividade, insubordinação e indiferença.

De forma paralela, atuam nesse cenário, a família do treinador Carter (a mulher e o filho, também jogador), além dos professores, da diretora da escola, dos pais dos alunos e da comunidade local.

Considerando todo o seu conhecimento e familiaridade com o Richmond High School, o treinador Carter traçou um plano claro e objetivo, levando para o primeiro encontro com os jogadores um contrato que deveria ser assinado pelos pais e alunos.

O contrato estabelecia que, para participar da equipe, os jogadores deveriam frequentar as aulas, sentar na frente durante as aulas, ter um bom desempenho escolar e vestir-se adequadamente nos dias de jogos. Em contrapartida, o treinador prometeu algo que era do interesse de todos: um time vitorioso.

Desde o início, o treinador demonstrou confiança, firmeza e nunca duvidou da capacidade do time. Sua postura sempre foi rígida, mas congruente.

As ações de disciplina e o ritimo intenso de treinamento começou a surtir efeito e as vitórias foram consecutivas. Isso serviu para despertar ainda mais o interesse dos alunos e a confiança no técnico, fazendo com que os alunos diminuissem a resistência aos métodos do novo treinador.

No entanto, o objetivo do treinador ia muito além de criar um time vencedor nas quadras.  Carter tinha a missão de dar uma perspectiva de futuro a jovens ameaçados pela pobreza e pelo crime.

Quando percebeu que muitos dos jogadores não estavam frequentando as aulas, nem conseguindo um bom desempenho escolar, Carter decidiu seguir firme com sua estratégia e cumpriu sua promessa: trancou a quadra de basquete, bem como cancelou os jogos.

Muito embora o time estivesse vindo de uma sucessão de vitórias, Ken Carter trouxe os jovens à realidade e mostrou a eles o que realmente importava. Nada de fama e vitórias. Entrar em uma Universidade faria eles alcançarem todos os seus sonhos e fugir da realidade cruel que tinha duas alternativas: morte ou prisão.

A decisão do treinador despertou a fúria de todos ao seu redor, escola, comunidade, pais e alunos. Mas ele sempre se manteve firme nos seus ideais e promessas, mesmo tendo seu cargo sob ameaça (riscos).

Durante todo o processo, Carter utilizou de muita autoridade para vencer o baixo grau de cooperação do time (coerção). Além disso, impôs inúmeras condições para que os jogadores voltassem ao time ou permanecessem nele (barganha).

  • Descrição da comunicação verbal e não verbal;

A postura do treinador Carter é congruente porque seus gestos e expressões refletem sua concepção moral e suas crenças, passando credibilidade e confiança.

  • Avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias;

É possível observar diversos aspectos positivos na negociação observada no filme.

Dentre eles, a persuasão e postura firme do técnico Carter, que acreditou na capacidade daquels jovens e, mesmo contra todos, apostou na disciplina e na educação como forma de fugir da realidade social trágica. Ao mesmo tempo, acolheu aqueles que demonstraram fraqueza e arrependimento.

Além disso, restou evidente que a negociação, para ser bem sucedida, depende de conhecimento aprofundado das partes e a elaboração de uma boa estratégia.

  • Estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional.

No ambiente de tabalho, assim como no filme, é preciso vencer a resistência das pessoas e utilizar de persuasão para realizar uma boa negociação ou administrar conflitos.

Carter nos mostra que, diante de uma situação intimidadora, devemos agir de maneira firme, mas respeitosa, sempre considerando as fraquezas do outro e investindo em uma relação de confiança com a equipe.

Considerações finais

Para que o propósito de uma negociação seja atendido é preciso utilizar de todos os recursos disponíveis. Seja o conhecimento aprofundado da outra parte, seja a inteligência emocional ou a persistência nas suas crenças e concepções.

O importante é sempre ter uma sólida compreensão dos acontecimentos ao seu redor e utilizar as habilidades de acordo com esse cenário. Persuadir quando for necessário e acatar quando sentir que é o momento certo. Criar um clima de cooperação é o caminho para uma verdadeira parceira e negociação bem sucedida.

Referências bibliográficas

AMARAL, Charles. Poder de negociação: o que é e como desenvolver essa habilidade? 2018. Disponível em: https://apreendedorismo.locaweb.com.br/materiais/artigos/poder-de-negociacao-o-que-e-e-como-desenvolver-essa-habilidade/. Acesso em 27.set.2019.

CASTRO, Marcelo Souto. Negociação e adminsitraçaõ de conflitos. Rio de Janeiro: FGV, 2017.

JARDIM, Suzane. Uma análise pedagógica do filme Coach Carter que talvez te deixe meio triste. 2016. Disponível em: https://medium.com/@suzanejardim/uma-an%C3%A1lise-pedag%C3%B3gica-do-filme-coach-carter-que-talvez-te-deixe-meio-triste-3700c55661db. Acesso em 27.set.2019.

PESSOA, Carlos. Principais fontes de poder para uma boa negociação. Disponível em: https://www.linhadireta.com.br/publico/images/pilares/f98b00ddea0a12d6dce94e07007ee8b7.pdf. Acesso em 27.set.2019.

SBCoaching. Coach Carter: lições para se inspirer aprendidas com o filme. 2019. Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/coach-carter/. Acesso em 27.set.2019.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (966.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com