TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossos costumes moldam nosso caráter

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

MICHAEL SANDEL E SUAS PRINCIPAIS FILOSOFIAS

Formado na Universidade Brandeis e fez doutorado em Oxford, professor na Universidade de Harvard, escritor e um filósofo muito conceituado, são umas das principais funções de Michael Sandel, autor de livros reconhecidos mundialmente como Justiça – O que é fazer a coisa certa? (2010) e Liberalismo e os Limites da Justiça (1982) teve seu livro mais recente publicado com o título de O Que o Dinheiro Não Compra – Os Limites Morais do Mercado 2012).

Michael Sandel é professor de filosofia política desde 1980 na Universidade de Harvard e é responsável pelo curso de justiça. Palestrante renomado, faz palestras e aulas pelo mundo, questionando os princípios de justiça. Sempre levando seus ensinamentos para todos por todo o mundo sempre dedicado a justiça, política e ética. Dentre as discussões em suas aulas estão os dilemas morais e éticos para avaliar a justificativa das pessoas sobre suas posições e atitudes.

Para isso, temas do cotidiano são colocados em discussão com os estudantes, porque Sandel defende a ideia que a filosofia faz parte do cotidiano de todos e que a melhor forma de conseguir a atenção de seus estudantes é mostrar-lhes que suas opiniões estão diretamente ligada a ideias desenvolvidas por filósofos ao longo dos séculos. O método utilizado pelo filósofo é permitir o autoconhecimento e mostrar que através disso as pessoas conseguem ter uma nova concepção das coisas.

"Uma coisa de que o mundo necessita desesperadamente é uma maneira melhor de conduzir nossos debates políticos. Precisamos redescobrir a arte abandonada da argumentação democrática" - Michael Sandel.

PROFISSIONAIS DE DIREITO E O SUBORNO

Em uma pesquisa feita com três profissionais de Direito se subornariam um funcionário público (da prefeitura, do estado ou federal) para obter algum benefício para seus clientes, todos disseram que não, que não usariam de tal método para se obter vantagens. Conforme as respostas obtidas abaixo:

1° Advogado:

Como profissional do direito, atuando na área cartorária, não poderia, em hipótese alguma, oferecer alguma propina a um funcionário público, para obter alguma vantagem, como adiantamento de um processo ou uma simples certidão. O funcionário tem por obrigação atender o contribuinte dentro do princípio de impessoalidade, e com a maior celeridade possível, de modo a que o contribuinte seja bem atendido, sem nenhum “custo extra”. Por outro lado, já recusei propostas, também, para agendamento e elaboração de documentos públicos. Devemos ter em consideração, sempre, a ética e moral, não oferecendo e nem recebendo vantagens escusas.

2° Advogado:

Não, pois o funcionário público deve ostentar os princípios da Legalidade, Impessoalidade, Publicidade e Eficiência na prática dos seus atos e é remunerado mensalmente pelo serviço prestado.

O suborno, que muitos veem apenas como o oferecimento de pecúnia e vantagens diretas ou indiretas, pode ser de várias formas. Até um cafezinho ou uma carona podem ser confundidas como meios de persuadir uma pessoa.

Por outro lado, não me sentiria praticando algo imoral se pedisse pra ele adiantar uma expedição que pode ser expedida até certo número de dias. Assim, a expressão “até” não quer dizer que o servidor seja obrigado a cumprir esse prazo. Caso a repartição esteja com seu volume de serviço abaixo da capacidade, poderia expedir documentos em prazos menores.

3. Discutir o resultado da pesquisa realizada para que todos expressem suas opiniões e observações sobre o tema.  

NOSSAS ESCOLHAS MOLDAM O NOSSO CARÁTER?

Ao observar o que acontece no cotidiano pode-se afirmar que as escolhas feitas no dia a dia é o que realmente forma o caráter de cada um, em outras palavras, a formação do caráter e da moral de um indivíduo é resultado de pequenas experiências adquiridas em atividades realizadas desde o momento de seu nascimento. Finda-se que o homem é o único responsável pela formação da sua moral, responsável por si mesmo, por suas escolhas e atitudes, devendo agir sempre de maneira que, não sejam violadas, a ética e a moral.

O caráter de uma pessoa é o que mostra seu modo de ser, suas próprias peculiares, sua natureza. Ele é uma descrição da personalidade e individualidade de cada um, e descreve o costume habitual de cada um agir. Esse conjunto de atribuições que podem ser tanto bons quanto ruins compõe a conduta e os valores morais das pessoas são resultados do processo de evolução do ser humano, desde sua infância na convivência com a família, a escola, a sociedade como um todo. Nossas qualidades e defeitos são essenciais ao nosso caráter.
 “O que você faz quando ninguém te ver?”. A resposta para essa pergunta está no pensamento dos homens, onde ninguém além dele próprio pode alcançar e por sua vez, este resume o ser, definindo, assim, o caráter de um indivíduo. Os aspectos positivos deste elemento basal da personalidade são absorções lentas e graduais, envolvendo consistência de atitude, propósito, decisão, audácia e um esforço inabalável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com