TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACESSO À JUSTIÇA ATRAVÉS DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS

Por:   •  3/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

MATRIZ SÍNTESE DO ARTIGO CIENTÍFICO

 Disciplina: DIREITO CIVIL                

Turma:      9019

 Professor: SANDRO GASPAR AMARAL

 Aluno: MARCIA MARIA DE PAIVA PEREIRA –MATRICULA: 201201034671

1. Tema escolhido:

                            O ACESSO À JUSTIÇA ATRAVÉS DOS  JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS.

 2. Problema científico:

               O Estado é o responsável por dirimir os conflitos e promover a paz social, através da ampla distribuição de justiça. Ao assumir para si esta função, o Estado assumiu também a função de viabilizar a prestação jurisdicional de forma que todos a ela tivessem acesso.

3. Questões norteadoras:

             1) O compromisso assumido pelo Estado de promover a paz social, de distribuir justiça e de viabilizar a prestação jurisdicional.

              2) Serão descritos os fundamentos, princípios, competência e procedimentos do sistema dos Juizados Especiais Cíveis, com base na Constituição Federal e na legislação específica  de forma que todos a ela tenham acesso.

                  3) Expor as polêmicas e críticas mais frequentes ao sistema dos Juizados Especiais, tais como: cerceamento do contraditório e ampla defesa, restrição do momento probatório, afronta ao princípio da imparcialidade do juiz, dentre outra

                      4) Será realizada uma analise crítica com relação a tais polêmicas, partindo-se do princípio de que os Juizados são uma modalidade de tutela jurisdicional diferenciada, com princípios e objetivos específicos, quais sejam, promover uma justiça democrática e cidadã capaz de permitir o acesso à justiça a uma significativa parcela da sociedade até então excluída.

4.Objetivo geral:

 

                  O conceito de acesso à justiça, ao longo dos anos, sofreu significativas mudanças. Até recentemente era entendido como acesso aos tribunais. Atualmente, tem-se por acesso à justiça o direito a uma ordem jurídica justa, vislumbrando-se no processo um instrumento ético, político e jurídico da própria justiça e de consolidação do Estado Democrático de Direito.

                   Assim, o direito de acesso à justiça tem merecido destaque como sendo uma das questões centrais a ser discutida frente aos novos direitos e garantias constitucionais.

5. Objetivos específicos:

                   O presente trabalho analisará a questão do acesso à justiça no Brasil através da implantação dos Juizados Especiais, fundados nos princípios da simplicidade, celeridade, informalidade, oralidade e economia processual, bem como, se estes têm contribuído para uma justiça mais acessível e para o efetivo exercício da cidadania.

 6. Bibliografia Básica:

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABREU, Pedro Manoel. Acesso à Justiça e Juizados Especiais: O desafio histórico da consolidação de uma justiça cidadã no Brasil. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. disponível em:  . Acesso em: 06 mar.2010.

CAPPELLETTI, Mauro. Acesso à Justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com