TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aumento Dos Casos De Feminicídio No Brasil Em 2023

Por:   •  16/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA – FAMEP

CURSO: BACHARELADO EM DIREITO

CARGA HORÁRIA: 60H

ANO LETIVO:   2024.1

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PROFESSOR: MARCIA BEATHRIZ OLIVEIRA

ILANNA CRISTINNE FEITOSA NUNES

FEMINICÍDIO

URUÇUÍ-PI

2024

ILANNA CRISTINNE FEITOSA NUNES

O AUMENTO DAE CASOS DE FEMINICÍDIO NO BRASIL EM 2023

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito para avaliação na disciplina de Metodologia de Pesquisa Cientifica, no curso de Direito na faculdade do médio Parnaíba – FAMEP.

Prof (a): Marcia Beathriz Oliveira

URUÇUÍ – PI

2024

Sumário

Introdução:        4

2.1 Objetivo geral        6

2.2 Objetivos específicos        6

Projeto de Pesquisa

Tema: feminicídio

Título: O aumento do número de casos de violência contra a mulher no Brasil em momento pandêmico.

Introdução:

A temática da violência enquanto problema ou fenômeno social é um objeto de estudos de diversas abordagens. Estudos sobre o tema apontam a violência como um fenômeno de bastante complexidade que pode ser definido de diversas maneiras e a partir de distintas perspectivas. As Ciências Sociais entendem a violência como um fenômeno socialmente construído (Guimarães & Pedroza, 2015).

Para Minayo (2005), nos estudos sobre os impactos da violência na saúde verifica-se que “violência não é um problema médico típico, é, fundamentalmente, um problema social que acompanha toda a história e transformações da humanidade”. A violência coloca a pessoa em várias situações de risco, o que por diversas vezes a incapacita para o trabalho, e também para a vida em sociedade. Sendo assim, a violência é considerada um risco no processo vital humano, visto que altera a saúde, produz enfermidades, ameaça a vida e por vezes provoca a morte.

Neste sentido, considera-se que o problema da violência abrange vários setores e que diminui a qualidade de vida do coletivo. Sendo assim, a necessidade de compreendê-la e combatê-la faz-se necessária por todos os indivíduos, pois, diretamente ou indiretamente são afetadas por elas.

Os índices de violência contra mulher são elevados e de diversas naturezas, ou seja, violência psicológica, patrimonial, sexual, moral, violência física como agressão e até homicídio. Aliado a isso, constata-se a ausência de políticas públicas que coíba tais tipos de violência. Diante desses fatos, alguns estudiosos têm se dedicado a estudar sobre o tema na busca de compreender as causas que levam indivíduos a cometerem tais crimes, e ainda se busca por ações de prevenção destes delitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (151 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com