TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL NÃO- RESIDENCIAL

Por:   •  8/9/2022  •  Abstract  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 9

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL NÃO- RESIDENCIAL.

LOCADORA: FILOMENA DA CONCEIÇÃO CORREIA DA COSTA, portuguesa, comerciante, viúva, portadora do documento de identidade RNE:W419526-Y e CPF 883.463.827-15, residente e domiciliada a Rua Álvaro Ramos n.º 181, apt. º 302, bairro Botafogo, nesta cidade.

LOCATÁRIO: POSTO DE GASOLINA SÃO DIMAS EIRELI, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ sob n° 27.735.297/0001-90, estabelecida à Rua Álvaro Ramos n.º 8 no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22.280-110.

Pelo presente instrumento particular de contrato de locação de imóvel não residencial, as partes acima qualificadas ajustam e contratam a locação do imóvel abaixo descrito, nos termos das seguintes cláusulas e condições:

  1. OBJETO

É objeto do presente contrato, a locação do imóvel de propriedade da LOCADORA, situado a Rua Álvaro Ramos n.º 8 no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, que servirá exclusivamente para o uso comercial, especificamente para atividade de exploração de Posto de abastecimento de combustivel, lubrificação e lavagem de autos, garagem para estacionamento, venda de acessórios, comércio de produtos de conveniência e Pertinentes do Ramo, sendo-lhe proibido mudar sua destinação, seja a que pretexto for, sem prévia autorização por escrito da Locadora.

  1. DO PRAZO

O prazo de locação será de 60 (sessenta) meses, iniciando-se em 01 de julho de 2026 e término em 01 de julho de 2031, prorrogando-se automaticamente por igual período, independe de notificação ou interpelação, estendendo sua vigência até a data de 01 de julho de 2036, data está em que o LOCATÁRIO desocupará o imóvel, com todos os seus pertences, restituindo o imóvel em perfeito estado de conservação e funcionamento, apto a servir ao uso imediato, momento em que o presente instrumento será cessado de pleno direito independentemente de qualquer notificação, interpelação judicial ou extrajudicial.

Parágrafo Único: O LOCATÁRIO obriga-se a efetuar a devolução das chaves do imóvel somente a LOCADORA do imóvel, mediante recibo, não implicando a aceitação das chaves pela LOCADORA em quitação das obrigações assumidas pelo LOCATÁRIO quanto aos aluguéis, encargos e despesas por danos causados no imóvel.

  1. DA CLAUSULA DE VIGÊNCIA

No caso de alienação do imóvel objeto do presente contrato, fica assegurada ao LOCATÁRIO, o fiel cumprimento deste instrumento, não podendo o adquirente denunciar o presente contrato, nos exatos termos do art.º 8 da lei 8.245/91, cabendo ao locatário o ônus de averbar o pressente instrumento junto ao RGI competente.

  1. DO PREÇO E DO PAGAMENTO

O valor a título de aluguel mensal ajustado e fixado nesta data entre as partes é de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) a serem pagos diretamente a LOCADORA, através de deposito na conta corrente n.º 01013278-9, da agencia 1053, do banco Santander, de titularidade da locadora, ou qualquer outro local indicado por escrito pela mesma, pontualmente até o último dia de cada mês com tolerância até 05 (cinco) dias uteis após o vencimento.

Parágrafo Primeiro: A locadora, concederá isenção do pagamento dos alugueis nos primeiros seis vencimentos, a fim de que o locatário efetue reparos necessários no imóvel os quais incorporarão o bem de forma definitiva. Caberá ao locatário, o pagamento das taxas relativas ao IPTU vincendo do ano de 2021, com vencimento nos meses de julho a novembro do respectivo ano.

Parágrafo Segundo: O valor do aluguel será reajustado anualmente, sendo o primeiro reajuste efetuado quando decorrido um ano do vencimento do primeiro pagamento, que ocorrerá até o quinto dia útil do mês de fevereiro de 2022, conforme previsto no parágrafo primeiro desta clausula, utilizando-se para tal o índice INPC- IBGE e, na sua eventual ausência, as partes elegem o menor indexador ou índice para os reajustes aplicado no mercado, permitido por Lei.

Parágrafo Terceiro: As partes convencionam ainda, que tenha imediata aplicação a este contrato, qualquer alteração na legislação inquilinaria que permita o reajustamento do aluguel em inferior período do que aquele pactuado neste contrato, como também quanto aos índices a serem aplicados em relação ao reajustamento, independente de aviso ou notificação.

Parágrafo Quarto: A falta de pagamento dos aluguéis e encargos pontualmente, ou seja, até o dia de seu vencimento conforme Cláusula IV, caput, acarretará na incidência de multa moratória imediata de 10% sobre o débito, juros legais, nos termos do art. 406 do Novo Código Civil, correção monetária e honorários advocatícios na base de 10%, estes somente devidos se for necessária intervenção judicial para cobrança dos mesmos.

Parágrafo Quinto: Fica estipulado neste contrato, por mútuo acordo, que cabe ao LOCATÁRIO pagar, além do aluguel, todos os impostos, inclusive o predial, taxas, tarifas, preços, contribuições e quaisquer outros encargos incidentes sobre o imóvel ou sobre a locação, independentemente de sua natureza, sejam eles federias, estaduais ou municipais, já existentes ou que futuramente venham a ser criados, assim como todas as despesas de seguro contra fogo e riscos diversos e quaisquer multas e majorações a que der causa, pela retenção em seu poder, dos respectivos avisos de lançamento.

Parágrafo Sexto: As despesas de contas de gás, água e esgoto, luz, limpeza urbana, prevenção de incêndio, serviços públicos, serão de exclusiva responsabilidade do LOCATÁRIO, que se obriga a pagar nos seus respectivos prazos de vencimento, e ainda, solicitar em seu nome as respectivas ligações/alterações às companhias concessionárias, no prazo de 30 (trinta) dias, contados desta data, não cabendo a LOCADORA qualquer obrigatoriedade nesse sentido.

  1. DO SEGURO

A LOCADORA fará, anualmente, seguro contra incêndio do imóvel no valor igual a 50 (cinquenta) vezes o valor do aluguel mensal vigente da locação. Pago pela locadora, o valor do seguro contra incêndio será restituído pelo LOCATÁRIO, junto com o pagamento do aluguel do mês em que for realizado.

  1. DA GARANTIA LOCATÍCIA

O LOCATÁRIO apresenta como seu FIADOR e principal pagador, e com ele solidariamente responsável por todas as cláusulas do presente contrato, renunciando expressamente as condições do art. 827 e seu parágrafo único do CC, o sr.º PAULO BORGES DUARTE, brasileiro, empresário, casado, portador do documento de identidade  RG 07.104.947-2 IFP/RJ e CPF 857.708.767-00, residente e domiciliado a Rua da Passagem n.º 180, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, comprometendo-se ao exato cumprimento das obrigações decorrentes deste contrato, inclusive despesas com procedimentos judiciais, honorários advocatícios resultantes destas ações, renunciando expressamente ao benefício de ordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com