TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESCRIÇÃO DO CASO

Por:   •  24/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                         

SINOPSE DO CASE: Inferno Astral[1]

Alícia Maria Rosendo Fernandes[2]

Arnaldo Vieira Sousa[3]

1        DESCRIÇÃO DO CASO

O engenheiro de software João Bidu resolveu aplicar seu currículo para um cargo de uma empresa em São Paulo, a empresa Aquarium, comprovando ter a experiência profissional necessária. Mas, após apresentar todas as certificações exigidas, a equipe seletiva da empresa decidiu não contrata-lo por conta da última etapa anunciada pela empresa, uma entrevista em que os responsáveis solicitaram do mesmo informações como data, horário e local de nascimento, na qual foi constatado que João era do signo de escorpião, caracterizados pela personalidade forte e propensão a oscilação de humor.

Dessa maneira, questiona-se se a empresa Aquarium tem razão em utilizar a astrologia como fundamentação de suas razões para desqualificação de João na vaga de emprego.

2        IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1        Descrição das decisões possíveis

2.1.1 A empresa Aquarium tem razão em utilizar a astrologia como fundamentação de suas razões para desqualificação de João na vaga de emprego.

2.1.2 A empresa Aquarium não tem razão em utilizar a astrologia como fundamentação de suas razões para desqualificação de João na vaga de emprego.

2.2        Argumentos capazes de fundamentar cada decisão

2.2.1 A empresa Aquarium tem razão em utilizar a astrologia como fundamentação de suas razões para desqualificação de João na vaga de emprego.

De início, devemos levar em consideração o ponto de vista da psicóloga Adriana Venuto(1999), que afirma em seu livro A Astrologia como Campo Profissional e Formação que o conhecimento astrólogo está ligada ao campo simbólico, sendo uma linguagem, uma arte, e tem uma sintaxe própria compreendendo várias áreas de conhecimento (a ciência tradicional, a mitologia, a filosofia, e a psicanálise). Na terceira forma, que é, de fato, aquela institucionalizada, a astrologia é apontada como um saber religioso que sofre influência das mais variadas "tradições religiosas e esotéricas". Para os indivíduos desse grupo, o astrólogo assemelha-se a um conselheiro espiritual.

A partir disso, compreendendo a astrologia não como um conhecimento científico e sim filosófico, espiritual ou pseudocientífico, a empresa Aquarium tem total liberdade de utilizar a astrologia como fundamentação de suas razões para desqualificação de João na vaga de emprego pois, assim como assegura o art. 5°, VI, da Constituição Federal, é inviolável a liberdade de consciência e de crença, e deve ser visto como um direito que deve ser respeitado.

2.2.2 A empresa Aquarium não tem razão em utilizar a astrologia como fundamentação de suas razões para desqualificação de João na vaga de emprego

Cristina de Amorim Machado (2003) descreve em seu livro Considerações acerca da cientificidade da astrologia à luz das ideias de Popper, Kuhn e Feyerabend que o postulado fundamental de qualquer astrologia é que há uma relação entre um determinado conjunto de eventos celestes, concebidos do ponto de vista geocêntrico, e certos eventos terrestres, tratando-se, portanto, de um saber coeso, cuja finalidade seria entender os acontecimentos na Terra por meio da suposta relação com certos fenômenos regulares e previsíveis que ocorrem no céu. Porém, na contemporaneidade, a mídia com suas narrativas traz outra perspectiva relacionada a astrologia, em que ela se torna um produto a ser comercializado futilmente, sobretudo como forma de entendimento pessoal, para aqueles que acreditam nas influências astrológicas. Segundo Plotino (1966), “O movimento dos astros indica os eventos futuros, e não os produz, como se crê frequentemente”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com