TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Colaborativo

Por:   •  30/9/2019  •  Dissertação  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

                                                    [pic 1][pic 2]

                                        COLEGIO VIANA

THIAGO ANTONIO SANTOS SOUZA

HIPERTENSÂO ARTERIAL

Governador Mangabeira - Bahia

2018

THIAGO ANTONIO SANTOS SOUZA[pic 3]

HIPERTENSÂO ARTERIAL

Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina de língua portuguesa, submetido a avaliação da professora Carla Barbosa como requisito parcial para obtenção da aprovação na mesma no IIl Trimestre.

 

                                                              Orientador: Carla Barbosa

                                                     

Governador Mangabeira - Bahia

2018

Lista de tabela[pic 4]

Tabela 01: cronograma de atividade fonte: próprio autor.................................08

Sumário

1.   INTRODUÇÃO        4

2. PROBLEMATIZAÇÃO        5

4 OBJETIVO        5

4.1 Objetivo geral        5

4.2 Objetivos específicos        6

5. JUSTIFICATIVA        6

6. METODOLOGIA        6

7. REFERENCIAL TEÓRICO        6

7.1 Diagnostico        6

7.2 Tratamentos        7

8. CRONOGRAMAS        7

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

ANEXOS        9

   

1.   INTRODUÇÃO

Atualmente a hipertensão arterial tem atingido cerca de 30% dos indivíduos adultos em nosso país. Constituindo-se entre o grupo de doenças cardiovasculares como um dos principais fatores que mais ocasionam mortes. Estudos têm apresentado indícios de que a hipertensão arterial sistêmica no adulto é uma patologia que se pode iniciar durante a  infância.

 A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença definida pela persistência de níveis de pressão arterial acima de valores arbitrariamente definidos como limites de normalidade. Uma doença cardiovascular muito comum, sendo considerada o maior desafio de saúde pública para sociedades em transição socioeconômica e epidemiológica e um dos mais importantes fatores de risco de mortalidade cardiovascular.

São muitas as questões que rodam este tema. Por isso o que interessa investigar : como a HAS é? Quais são os sintomas da HAS?

O estudo pretende mostrar como a HAS é como ele pode ser tratado e demostrar seus sintomas e possíveis tratamento.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

Qual é a causa da  hipertensão arterial? Quais são os fatores de risco da hipertensão arterial? A HAS pode esta ligado a genética familiar? Como a HAS pode ser tratada?

 3. HIPOTESES

A hipertensão normalmente é causada quando há uma resistência e endurecimento maior dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombardeamento de sangue.

Quando uma pessoa é portadora da HAS ela pode também adquirir algumas doenças associadas a ela como: insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral(AVC) entre outras diversas doenças.

Sim, hipertensão arterial nos 90% dos casos elas são herdadas dos pais.

A hipertensão arterial pode ser tratada com mudanças no estilo de vida tais como: reduzir o sal de cozinha, reduzir o álcool, abandonar o tabagismo, controlar as alterações das gorduras sanguíneas.

4 OBJETIVO

4.1 Objetivo geral

Descrever através de um estudo sobre a hipertensão arterial, compreender, e ampliar o conhecimento, identificando a sua causa e como ela se manifesta.

4.2 Objetivos específicos

  • Definir a hipertensão arterial em crianças e jovens;
  • Diagnosticar se a sociedade sabe os riscos do mesmo;
  • Descrever os indivíduos que se auto-referirem hipertensos;
  • Caracterizar hipertensos hereditários.

5. JUSTIFICATIVA

       Atualmente a hipertensão arterial(HAS) atinge de 20 a 30% da população brasileira. Estudos têm apresentado indícios de que a hipertensão arterial sistêmica no adulto é uma patologia que se pode iniciar durante a infância.

      Através desses analises foi que percebi que a doença acomete uma boa parte da população brasileira, devido vários fatores de riscos, e que despertou uma curiosidade em estudar o tema e encontrar possíveis soluções do problema.

6. METODOLOGIA

A pesquisa é de cunho exploratória e qualitativa, onde as fontes de pesquisa foram os sites Scielo e Google acadêmico que foram estudado alguns artigos que teve como critério selecionar a partir do 2006 á 2016. Foi utilizado também palavras chaves para encontrar os artigos, tais como: hipertensão, hipertenso, arterial.

7. REFERENCIAL TEÓRICO

7.1 Diagnostico

O diagnóstico da hipertensão arterial é basicamente estabelecido pelo encontro de níveis tensionais permanentemente elevados acima dos limites de normalidade, quando a pressão arterial é determinada por meio de métodos e condições apropriados. A hipertensão pode atingir pessoas de todas as idades, mas segundo a cardiologista Caroline Nagano, ela é mais comum em idosos, especialmente naqueles acima dos 75 anos de idade. Em adultos entre 18 a 29 anos, o índice de hipertensos é 2,8%, e nos com mais de 75 anos, 55%. Nos anos de 2006 a 2016 teve um aumento de hipertensos no Brasil de  2,3% nas mulheres e de 4,3% nos homens, a hipertensão atinge 27,5% das mulheres e 23,6% nos homens. Os números de hipertensos é maior entre as mulheres como mostra no gráfico a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (261.5 Kb)   docx (606.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com