TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Colaborativo AOL

Por:   •  23/8/2019  •  Dissertação  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

   “Você é o administrador de sua vida profissional” (BRIGDER, Criando Você & Cia). Janguiê Diniz é o exemplo real de que nós somos os únicos responsáveis pelo sucesso ou fracasso de nossa vida profissional.

   Desde sua meninice carente, definiu em sua mente seus objetivos de vida – “Eu sempre tive em mente que iria ser uma pessoa de sucesso. [...] Era uma programação mental, que eu sempre tive na minha vida”. Sempre buscava fazer alguma atividade remunerada que tivesse a ver com suas habilidades, uma característica da trabalhabilidade.

   Com foco, determinação e proatividade Diniz se enxergava desde muito cedo produzindo como empreendedor, costuma dizer que “seu primeiro empreendimento foi como engraxate”. Segundo sua mãe Lourdes, sempre foi muito responsável e trabalhava de qualquer coisa, queria era gerar renda, independente da função que exercesse, e isto, está totalmente interligado com a trabalhabilidade.

   Com menos de 14 anos fez um curso de datilografia, para entrar como office-boy em uma contabilidade, que segundo seu relato, “foi o curso que escreveu o rumo de sua própria história”. Terminado o ensino fundamental e com o anseio de continuar os estudos, mudou-se para Recife onde morava um tio que era advogado, que perguntou se ele sabia fazer alguma coisa. Graças ao curso que havia feito, pôde enfrentar a discriminação de sua pouca idade acreditando em seu potencial, respondendo que “sabia datilografar”, o tio pediu que ele datilografasse uma petição e ficou surpreso com a rapidez que realizou o teste. Automaticamente foi contratado como datilógrafo.      

   Ser responsável, ter iniciativa e agregar valor são algumas habilidades de Diniz que baseiam a empregabilidade. Neste momento para o rapaz, foi importante criar um vínculo com uma empresa para obter uma renda fixa e se preparar para uma maior competição. Durante os anos seguintes, Janguiê decidiu fazer a faculdade de Direito.

   Rotina sacrificada na adolescência, com noites que teve que abdicar da juventude, dividindo-se entre o trabalho e a escola. Janguiê nunca desistiu de seus sonhos passando horas e horas sobre livros, entrou para a UFPE. Ainda no 4° ano decidiu ter autonomia e independência para obter suas receitas e abriu um escritório de cobranças com 30 funcionários, colocou em prática sua capacidade de adaptação, de geração de renda a partir de suas qualidades e capacidade de gerar trabalho, atributos da trabalhabilidade.

    Anos depois, decidiu se dedicar para passar em vários concursos, focando em sua empregabilidade, buscando estabilidade, segurança e retorno financeiro. Mais uma vez a trabalhabilidade falou mais alto, daí pra frente não parou mais de empreender, transformou grandes ideias em negócios de sucesso. Nunca deixou de estudar, além do Direito, cursou Letras, várias pós-graduações, mestrado, doutorado e esse desenvolvimento contínuo é a definição dada por Krausz (1999) para trabalhabilidade.    Para o empresário: “A educação muda vidas, histórias e destinos”, exatamente como aconteceu com ele. Em seu percurso, houveram também fracassos que fazem parte do sucesso, mas acredita que uma das características de um empreendedor é “saber correr riscos”.

   Criativo, visionário, responsável, determinado, capaz de se renovar, líder, atualizado, comunicativo, ouvinte, são algumas da características de um empreendedor e isso é a base da trabalhabilidade que corre na veias de Janguiê Diniz ,que foi capaz de criar seu próprio posto de trabalho e consequentemente gerar trabalho e oportunidade para milhares de pessoas.

   Em minha vida profissional, apesar de várias tentativas, o sucesso ainda não chegou. Sempre fui muito estudiosa, fiz o ensino médio técnico em secretariado. Cursei técnico em nutrição e dietética. Me formei em gestão de rh e agora estou fazendo pedagogia. Acredito que o que tem me faltado é o correr riscos. Enfrentar meus medos e vencer minhas inseguranças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com