TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Penal

Por:   •  17/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 10

DIREITO PENAL:

DECRETO DE LEI Nº 3.914/41

ART. 1 -  Considera-se crime a infração penal a que a lei comina pena de reclusão ou de detenção, que isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contravenção, a infração penal a que a lei comina, isoladamente pena de prisão simples ou multa, ou ambas, alternativas ou cumulativamente.

ART. 2 – Quem incorrer em falência será punido:

I- Se fraudulenta a falência, com pena de reclusão, por 2 a 6 ano;

II – Se culposa, com pena de detenção, por 6 meses a 3 anos.

ART. 3 – Os fatos definidos como crimes no código florestal, quando não compreendido em disposição do CP, passam a constituir contravenções, punidas com a pena de prisão simples, por 3 meses a 1 ano, ou multa, ou com ambas as penas, cumulativamente.

ART. 4 – Quem cometer contravenção prevista no código florestal será punido com pena de prisão simples, por 15 dias a 3 meses, ou de multa, ou com ambas as penas, cumulativamente.

ART. 7 – No caso do ART. 7 DO CODIGO DE MENORES, o juiz determinara a internação do menor em seção especial de escola de reforma.

§1 – A internação durara, no mínimo, 3 anos

§2 – Se o menor completar 21 anos, sem que tenha sido revogada a medida de internação, será transferido para colônia agrícola ou para instituto de trabalho, de reeducação ou de ensino profissional, ou seção especial de outro estabelecimento, a disposição do juiz criminal.

OBS: PRISÃO CELULAR:  A prisão celular foi planejada pelos britânicos como forma de quebrar o espirito dos combatentes da liberdade. Na verdade, a prisão adquiriu o nome de celular porque ela é totalmente composta por células individuais para confinamento solitário.

HISTORIA CODIGO PENAL -

código penal vigente no Brasil foi criado pelo decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, pelo então PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS durante o período do Estado Novo, tendo como ministro da justiça Francisco Campos. O atual código é o 3º da história do Brasil e o mais longo em vigênciaː os anteriores foram os DE 1830 E 1890.[1]

OBS. Apesar da criação em 1940, o atual Código só entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 1942 (artigo 361).

O primeiro Código Penal do Brasil independente foi CÓDIGO CRIMINAL DE 1830, oficializado pela lei de 16 de dezembro de 1830, sancionado por Dom Pedro I após ser aprovado e decretado pela Assembleia Geral que previu que crime e delito seria toda a ação, ou omissão voluntária contrária às leis penais.[

>>>>PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS PENAIS:

SÃO VALORES FUNDAMENTAIS E TEM A FUNÇAO DE ORIENTAR O LEGISLADOR DELIMITANDO O PODER PUNITIVO ESTATAL. IMPONDO GARANTIAS AOS DESTINATARIOS DAS NORMAS JURIDICAS.

  •  PRINCIPIO DA ANTERIORIDADE:

Decorre do art. 5º inciso XXXIX CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ART. 1º DO CP.

Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem previa cominação legal.

Estabelece que o crime e a pena devem estar definidos em lei previa, produzindo efeitos a partir de sua entrada em vigor.

Ex.  A LEI PENAL SO PRODUZ SEU EFEITO A PARTIR DA SUA ENTRADA EM VIGOR.

  • PRINCIPIO DA INSIGNIFICANCIA OU DA BAGATELA

-- CAUSA DE EXCLUSAO DA TIPICIDADE

-- APLICAÇÃO A QUALQUER ESPECIE DE DELITO QUE COM ELE SEJA COMPATIVEL

-- PROIBIDO A APLICAÇAO NOS CRIMES PRATICADOS COM O EMPREGO DE VIOLENCIA OU GRAVE AMEAÇA.

REQUISITOS:

-- Mínima agressão ao bem jurídico tutelado

-- A conduta não pode ser realizado mediante violência ou grave ameaça

-- A sociedade não pode entender que aquela situação é muito grave e reprovável

-- Aquela conduta foi tão mínima que não causa expressão significativa  

O PRINCIPIO DA INSIGNIFICÂNCIA VEM DO DIREITO ROMANO E FOI RESGATADO PELO ORDENAMENTO JURIDICO ALEMAO EM 1964. “ MINIMIS NON CURAT PRAETOR” > O PRETOR NÃO CUIDA DE COISAS PEQUENAS

O DIREITO PENAL NÃO DEVE SE DISTRAIR COM CONDUTAS QUE NÃO CAUSAM MAIORES DANOS EM DETRIMENTO DE CONDUTAS QUE TRAZEM EFETIVO DESEQUILIBRIO NAS RELAÇOES JURIDICAS EM SOCIEDADE.

  • PRINCIPIO DA INTERVENÇÃO MINIMA OU DA NECESSIDADE.

O DIREITO PENAL SOMENTE DEVE SER APLICADO QUANDO ESTRITAMENTE NECESSARIO, MANTENDO –SE SEU CARATER SUBSIDIARIO E FRAGMENTARIO.

O DIREITO PENAL APENAS DEVE SER APLICADO EM ULTIMA RATIO, QUANDO OS OUTROS RAMOS DO DIREITO FOREM INEFICAZES PARA TUTELAR O BEM JURIDICO DE FORMA SATISFATORIA.

“O Direito Penal deve ser a última fronteira no controle social, uma vez que seus métodos são os que atingem de maneira mais intensa a liberdade individual. O Estado, portanto, sempre que dispuser de meios menos lesivos para assegurar o convívio e a paz social, deve deles se utilizar, evitando o emprego da pena crimina”

  • PRINCIPIO DA SUBSIDIARIEDADE:  “ ESTA LIGADO AO CRITERIO DA INTERVENÇÃO MINIMA”

O princípio da subsidiariedade do Direito penal indica que este ramo é a ultima ratio do Direito. Se o conflito pode ser resolvido por outro ramo do direito, não se deve usar o direito penal. No crime de desobediência, por exemplo, se já existe norma idêntica no âmbito administrativo, não se usa o direito penal.

  • PRINCIPIO DA FRAGMENTARIEDADE

O DIREITO PENAL SOMENTE DEVE ATUAR MEDIANTE DE UM FATO CAUSADOR DE RELEVANTE LESAO AO BEM JURIDICO TUTELADO.

O DIREITO PENAL SÓ DEVE SE OCUPAR COM OFENSAS REALMENTE GRAVES AOS BENS JURÍDICOS PROTEGIDOS. TEM-SE, AQUI, COMO VARIANTE, A INTERVENÇÃO MÍNIMA, QUE NASCE O PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA DESENVOLVIDO POR CLAUS ROXIN. ENTENDE-SE QUE DEVEM SER TIDAS COMO ATÍPICAS AS OFENSAS MÍNIMAS AO BEM JURÍDICO. NÃO HÁ TIPICIDADE MATERIAL. HÁ, APENAS, TIPICIDADE FORMAL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (357.6 Kb)   docx (183.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com