TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Penal Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

Por:   •  29/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI                                                                            

ECJS - Escola de Ciências Jurídicas e Sociais          

DISCIPLINA: Direito Penal Parte Especial        

PROFESSOR: MSc. Rogério Ristow

ATENÇÃO: a presente atividade compõe a nota da M3; a atividade resolvida deverá ser postada em formato PDF até o dia 29/06/2020.

Tipifique as condutas de todos os envolvidos ou escreva conduta atípica. Em sendo típica a conduta, diga qual o tipo de ação penal. Um ponto cada. Não serão consideradas as respostas parcialmente corretas.

João priva a liberdade de Antônio (15 anos) e o mantém em cativeiro numa favela de Florianópolis. Após 2 dias de sequestro, João liga para o pai de Antônio e exige o valor de R$ 500.000,00 como preço do resgate. O Pai de Antônio, mesmo sem comunicar a polícia, trata do resgate com o sequestrador e realiza o pagamento conforme solicitado. No quinto dia de sequestro, Antônio é libertado. Após a libertação, Antônio ficou um dia internado tratando de lesões leves que sofreu com o crime.

João (19 anos), a fim de destruir o aparelho celular de seu próprio pai (Alfredo, 58 anos), retira o telefone das mãos deste e o arremessa contra a parede, vindo a destruí-lo completamente com o impacto. Para conseguir o celular, teve que dar um soco na vítima, lhe causando uma lesão corporal leve.

João, relojoeiro, recebeu em seu estabelecimento comercial o relógio de um cliente avaliado em 1.500,00 para que realizasse a manutenção. Na data combinada o cliente foi até o estabelecimento para reaver seu relógio quando se surpreendeu com o relojoeiro dizendo que não mais o devolveria. Cinco dias após o ocorrido, João vendeu o referido relógio para Antônio pela metade do valor de mercado que o adquiriu mesmo sabendo tratar-se de objeto adquirido por meio criminoso. Na maior “cara de pau”, Antônio passou a utilizá-lo no seu pulso.

Quando chega em casa, João percebe que a empresa “Casas Bahia” entregou em sua residência um televisor. Após verificar a nota que acompanhava o produto, percebeu que os aparelhos deveriam ter sido entregues na casa vizinha. Mesmo assim, se recusou em devolver a mercadoria quando solicitado pela loja. Esse televisor, João deu em pagamento de uma dívida no mercadinho do bairro, sendo que o proprietário (Mário), mesmo sabendo da procedência ilícita do aparelho, o recebeu pela metade do seu valor de mercado e deu quitação da dívida de João.

João, na direção de veículo automotor, ao realizar uma manobra imprudente, atingiu o veículo de Antônio, deteriorando-o. A avaliação do dano constatou um prejuízo de R$ 45.000,00, que não foi pago por João, causando-se um prejuízo considerável para a vítima.

Mário (50 anos) empresta sua bicicleta para seu irmão João (40 anos), a fim de que o mesmo use em um passeio e lhe devolva ao final do dia. João, aproveitando a situação ficou com a bicicleta para si, não mais devolvendo para Mário, mesmo diante dos vários pedidos dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com