TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO SOBRE RETÓRICA

Por:   •  11/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido sobre Retórica e Oratória: o discurso e sua eficácia no meio jurídico

1. A “ Retórica é a arte de persuadir pelo discurso, enquanto o discurso é toda produção verbal, escrita ou oral, constituída de uma frase ou uma sequência de frases que tenha começo meio e fim e apresente certa unidade de sentido. ” Neste sentido, enquanto o discurso dá tratamento tanto verbal quanto escrito ou oral à sequência de frases, a retórica se difere por sua utilização no ato de persuadir, convencer pelo discurso. Tendo em mente essa afirmação, responda às questões abaixo:

  1. Quais são os tipos de discursos persuasivos?

                O discurso persuasivo tem como principal objetivo a indução de certo comportamento do receptor através do discurso argumentativo de convencimento.

Por ser um ato que visa o convencimento, esses tipos de discursos pode ser observados com maior frequência em: textos publicitários (cartaz, anúncio, classificados, panfletos), falas de políticos e oradores, propagandas de mídias audiovisuais, defesa de juri, etc. 

  1. Conceitue cada um dos meios persuasivos

As principais caracterítiscas de textos persuasivos são o ato de convencer e seduzir quem recebe a informação através da utilização de recursos persuasivos, argumentação forte, textos atraentes, verbos no modo imperativo e uso de adjetivos.

Tais caracteríticas são utilizadas a depender do público alvo que se deseja atingir e para isso há meios facilitadores desse processo. São ele: 

1. Racionais: baseia-se na ideia da dedução, ou seja, parte da conexão de duas premissas no qual atinge-se uma conclusão lógica.

Logos: é baseada na razão de ser das coisas no qual garante uma conclusão verdadeira se as premissas forem verdadeiras.

2. Afetivos:

  1. Ethos: tem por principal característica a confiança do orador em relação ao público alvo. Esse profissional irá, através de técnicas de persuasão, buscar atrair para sí toda a atenção necessária com palavras inteligentes que despertem o interesse da plateia. 
  2. Pathos: usa as emoções da própria plateia para se atingir determinado objetivo. O Orador com sua expertise tem condições de identificar onde as emoções estão mais afloradas entre seu público e dessa forma desenvolve um discurso capaz de dialogar com as tendências do auditório.

  1. Quais são os aspectos que o discurso persuasivo comporta?

Dentre os aspectos que o discurso persuasivo pode comportar estão: o  argumentativo e o oratório.

No aspecto argumentativo, podemos dizer que trata-se da formulação convicta de uma ideia que seja capaz de transmitir um ponto de vista baseado na verdade e que influencia os demais a agirem ou pesarem conforme nossos objetivos.

Já no campo do aspecto oratório tende-se a utilização de gestos, figuras de linguagem e até mesmo o tom da voz, etc.  Tudo isso em busca de angariar a confiança dos envolvidos e dessa forma convidá-los a seguir uma linha de pensamento que antes poderia ser inimaginável entre os ouvintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com