TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito Borboleta

Por:   •  19/10/2023  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

a análise das normas, valores e crenças de grupos ou subculturas dentro da sociedade que podem promover comportamentos delinquentes ou criminosos. Ela foi desenvolvida principalmente por Edwin Sutherland e seus colaboradores na década de 1930 e posteriormente expandiu-se e foi refinada por outros sociólogos e criminologistas.

A teoria da subcultura delinquente

Nessa teoria , os membros de subculturas delinquentes têm normas que divergem das normas sociais convencionais. Isso significa que o que é considerado criminoso na sociedade em geral pode ser visto de maneira mais tolerante ou até mesmo positiva dentro dessas subculturas.

A 2. **Socialização:** argumenta que os indivíduos são socializados nas normas de sua subcultura, o que influencia seus comportamentos. Isso significa que as pessoas aprendem a ser delinquentes através da interação com membros de suas subculturas, que valorizam comportamentos criminosos.

A falta de inibição social ou de controle social efetivo dentro de subculturas delinquentes permite que os membros ajam de acordo com as normas desviadas. Essa falta de controle pode ser devido a uma série de fatores, como a ausência de figuras de autoridade, a desintegração social, entre outros.

4. **Oportunidade para o crime. As  subculturas delinquentes muitas vezes fornecem oportunidades para a prática do crime. Isso pode incluir acesso facilitado a drogas, armas ou conexões com outros criminosos.

5. **Identificação com pares delinquentes:**. Os indivíduos que se identificam com os membros de suas subculturas são mais propensos a adotar comportamentos delinquentes, uma vez que desejam ser aceitos e respeitados por seus pares.

A teoria da subcultura delinquente ajuda a explicar por que certos grupos sociais têm taxas de criminalidade mais elevadas do que outros. Ela se concentra na influência do ambiente social e da cultura de um grupo sobre o comportamento individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (21.9 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com