TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  24/5/2021  •  Seminário  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]

CAMPUS  CONTAGEM

CURSO DE DIREITO – 6º PERÍODO

Disciplina: Psicologia

Professora: Anna Cristina Pegoraro de Freitas

Assunto: ESTUDO DIRIGIDO                          Data: 24/05/2021

Valor: 10 pontos                                    Nota obtida:______________

Nome: Rômulo Expedito Gomes Leite

Instruções

Este ESTUDO DIRIGIDO contempla alguns pontos importantes trabalhados durante o semestre na disciplina Psicologia. Tem caráter de revisão de alguns pontos pertinentes e será entregue juntamente com o Cinema Comentado em 24/05/2021. Pode ser respondido em grupo de até 5 pessoas.

1, Sobre os conteúdos da Psicologia trabalhadas durante o semestre, respondam:

a.Psicanálise: Conceituem Id, Ego e Superego. (Livros: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia de Ana Mercês Bahia Bock- Cap. Psicanálise e Psicologia jurídica de José Osmir Fiorelli – Cap. 2 Perspectivas teóricas (a eterna busca da realidade) no ítem 2.1.1 A estrutura do psiquismo – e slides das aulas.

R: Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freuda com a finalidade de explicar o funcionamento da mente humana, e tomando como aspectos propedêuticos do conscientes e inconscientes. Estas seriam as três partes da mente humana, cujo juntas, determinam e coordenam o comportamento humano. O Id é regido pelo princípio do prazer ou recompensa, já o superego é o componente inibidor da mente, ou seja, atua de forma contrária ao id, por fim, o ego é a parte consciente da mente, cujo é responsável pela percepção, memória, sentimentos e pensamentos.

B. Behaviorismo: O que seria o reforço na proposta de Skinner? (Livro: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia de Ana Mercês Bahia Bock- Cap. Behaviorismo e slides das aulas).

R: O reforço é o elemento determinante na teoria de Skinner. Um reforço é qualquer coisa que fortalece uma resposta desejada, isto é, um elogio, uma boa nota, um sentimento positivo, satisfação com algo, ou até uma ação capaz de evitar uma consequência negativa.

C. Gestalt: Por que a Gestalt acredita na importância da percepção do estímulo.  (Livro: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia de Ana Mercês Bahia Bock- Cap. Gestalt e slides das aulas).

R: A Percepção Gestalt, é o estímulo em que o meio fornece e a resposta do individual, encontrando o Processo de Percepção, é como um espécie de dialética entre o meio e o indivíduo cujo a síntese é o Processo de Percepção.

D. Psicologia Humanista: Comentem porque ela é conhecida como a abordagem do potencial humano? (Livro:  BOAINAIN JÚNIOR, Elias. Tornar-se transpessoal: transcendência e espiritualidade na obra de Carl Rogers. São Paulo: Summus, 1999 e slides das aulas).

 R: A crença fundamental da psicologia humanista é que as pessoas são naturalmente boas e que os problemas mentais e sociais resultam de desvios dessa tendência de natureza ( o homem é bom e a sociedade o corrompe). Portanto a abordagem do potencial humano é justamente a questão de busca bela bondade natural do ser humano.

E. Saúde e Doença Mental: Qual a postura de Basaglia com relação à pessoa com sofrimento psíquico? (Livro: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia de Ana Mercês Bahia Bock- Cap. 23 e slides das aulas).

R: Franco Basaglia foi o precursor da luta antimanicomial, e com relação ao sofrimento psíquico foi um dos emancipadores com respeito a estes que sofriam deste mal social. Ele notou que eram necessárias transformações profundas tanto no modelo de assistência psiquiátrica quanto nas relações sociais, Basaglia também foi um dos responsáveis por criticar a postura tradicional da cultura médica, cujo transformava o indivíduo e seu corpo em meros objetos ao invés de seres humanos dotados de individualidade. 

2. Segundo Carla Pinheiro, podemos hoje pensar em uma Psicologia Jurídica como uma “psicologia do direito, no direito e para o direito”. (PINHEIRO, 2017, p.37) Comentem qual a distinção que a autora faz entre estas três propostas.

(Aula sobre a Psicologia Jurídica no SGA, livros: PINHEIRO, Carla. Psicologia jurídica. 3. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2017. Recurso online)

R: “A psicologia do direito tem por objetivo explicar a essência do fenômeno jurídico, ou seja, a fundamentação psicológica do direito, uma vez que o direito está repleto de conteúdos psicológicos. A psicologia no direito estuda a estrutura das normas jurídicas enquanto estímulos vetores das condutas humanas. A psicologia para o direito configura o papel da psicologia como ciência auxiliar ao direito, ao lado da medicina legal, antropologia, sociologia”

3. No texto “Um breve histórico da Psicologia Jurídica no Brasil” de LAGO et al, a autora comenta sobre Outras Áreas de Atuação” do Psicólogo e cita a Vitimologia e a Psicologia do Testemunho. Qual a compreensão trazida pela autora sobre estas áreas de atuação?

(LAGO, et al. Um breve histórico da psicologia jurídica no Brasil e seus campos de atuação. Estudos de Psicologia . Campinas , 6(4),  483-491, outubro - dezembro 2009 – no SGA)

Vitimologia: Objetiva a avaliação do comportamento e da personalidade da vítima. Cabe ao psicólogo atuante nessa área traçar o perfil e compreender as reações das vítimas perante a infração penal. A intenção é averiguar se a prática do crime foi estimulada pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (443.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com