TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAKE NEWS

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

PA 1 – FAKE NEWS

Aluno: Daniel Vicente Fávero

Turma: DIREITO-1NA-2019.2-ÁGUAS CLARAS

Professor: Odair José Torres de Araújo

Disciplina: Filosofia Geral e Jurídica

FAKE NEWS

Tema recorrente na atualidade, as Fake News, ou Notícias Falsas em uma tradução livre, são notícias inverídicas que podem circular através dos mais diversos meios de comunicação e atingir um número indeterminado de pessoas com o objetivo de difamar alguém ou um grupo de pessoas ou, até mesmo, uma marca ou produto.

O prejuízo causado por estas falsas notícias pode ser imensurável. Elas ocupam o tempo das pessoas e formam opiniões totalmente equivocadas sobre diversos temas, ao invés de se utilizar deste tempo com informações verdadeiras e até mesmo formar uma sociedade mais culta. Os veículos que trazem ao público esse tipo de informação têm um poder enorme em suas mãos que é o de informar a sociedade, de questionar, de investigar, dentre tantas outras funções. Mas, ao invés disso, fazem um verdadeiro desserviço à sociedade, utilizando este poder somente para os seus próprios interesses, tentando assim transformar seus expectadores em pessoas alienadas e assustadas para serem usadas como massa de manobra.

Essas notícias abordam os mais diversos temas que podem afetar e alterar o modo de vida das pessoas. O assunto é tão preocupante que levou o Ministério da Saúde a disponibilizar um número de WhatsApp para receber informações sobre notícias intrigantes que estão circulando e viralizando sobre o tema saúde. É possível encontrar no site saude.gov.br/fakenews vários esclarecimentos sobre Fake News relacionadas à saúde. Um destes casos que chama bastante atenção é a divulgação de notícia alertando que o uso de aspartame (substância bastante utilizada na fabricação de adoçantes) pode causar esclerose múltipla e lúpus, induzindo assim os consumidores de adoçante com esta substância a voltar para o consumo de açúcar.

As Fake News podem até criar mitos, ou quem nos garante que já não criaram? Quantos mitos do imaginário popular que nós conhecemos desde a nossa infância que não sabemos ao certo as suas origens, podem ter sido criados por Fake News?

Dentre as várias formas de combate às Fake News, a filosofia pode ser uma ferramenta poderosa, pois ela justamente ensina a busca pela verdade. Se o estudo da filosofia for evidenciado desde a educação básica, com uma utilização maior dos livros como instrumento de busca do conhecimento ao invés da internet, as notícias falsas perderão espaço para a sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com