TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Por:   •  10/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 10

 UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS

CURSO DE DIREITO

Ana Gabrielly

Greiciele Ap. Torquato

Larissa Rios

Larissa Garcia

Palloma Larissa

Priscila Silva Neves

Educação Ambiental:

Sustentabilidade e Meio Ambiente

Campo Belo /MG

2019

Ana Gabrielly

Greiciele Ap. Torquato

Larissa Rios

Larissa Garcia

Palloma Larissa

Priscila Silva Neves

 Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Direito- UNIFENAS

Como parte das exigências da disciplina de Metodologia Científica.

Orientador(a): Prof.ª: Rosyanne Silveira da Mata Furtado

 

Campo Belo/MG

2019

1 INTRODUÇÃO

  1. Descrição do tema

     Educação Ambiental e Sustentabilidade Na Constituição Federal de 1988 seu artigo 225, relata que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras Gerações”. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclama como ideal comum a todos os povos e todas as nações, que os governos se esforcem pelo ensino e pela educação, a fim de desenvolver o respeito dos direitos e liberdades e para promover, através de medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universal, ética e efetiva na questão sustentabilidade ambiental. A educação ambiental ganhou força na pauta da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, dos organismos internacionais, através da recomendação da Declaração de Estocolmo, de 1972. A orientação da Conferência de Tbilisi, na Geórgia, desenvolveu-se no sentido de se considerarem os aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos, éticos e outros, quando fossem tratadas as questões ambientais. E o conceito de sustentabilidade começou a ser elaborado em 1973, um ano depois da Conferência de Estocolmo, mas sua projeção mundial ocorreu em 1987.A educação ambiental aparece como instrumento fundamental para a transformação cultural das pessoas. A Educação Ambiental, como componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento sustentável ativo do público, tornando o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelecendo uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas. A sustentabilidade é um processo que deve ser estabelecido em longo prazo, pois é fato que para haver um desenvolvimento sustentável é necessário trocar o atual modelo de desenvolvimento: o capitalista-industrial, uma vez que este desenvolvimento é preciso, mas também é necessário uma maneira de ter o desenvolvimento com sustentabilidade, ou seja, deve desenvolver, mas considerando o pleno desenvolvimento, dos seres humanos, dos animais, das plantas, de todo o planeta Terra. O princípio da sustentabilidade, portanto surge com a globalização, em que a sustentabilidade ambiental é a capacidade do sistema manter o seu estado constante no tempo, a tal ponto de incorporar a problemática da relação homem x natureza. A Educação Ambiental é a base cientifica para a sustentabilidade, sendo que a sustentabilidade é um processo que deverá atingir a sociedade como um todo, sem excluir nenhum elemento físico, mental ou espiritual desse processo de transformação, pois é necessária essa integração para que, finalmente, ocorra o desenvolvimento a partir da sustentabilidade.

1.2 JUSTIFICATIVA

      A abordagem deste assunto justifica-se por que a Educação Ambiental e o desenvolvimento sustentável ocorrem a partir de uma lógica que satisfaça as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade as necessidades das gerações futuras, pois o saber ambiental emerge de uma reflexão sobre a construção da própria vida humana na Terra. Desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica reflexiva sobre a necessidade da Educação Ambiental aliada à sustentabilidade, embasada na análise de THOMÉ(2018).

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 OBJETIVO GERAL

Discutir a relação entre a Educação Ambiental e a sustentabilidade, questões estas, abordadas habitualmente em nosso cotidiano e também frequentemente divulgadas na mídia, além de ponderar sobre esta questão na vida dos seres humanos.

1.3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Verificar a importância da educação ambiental como forma de sustentabilidade, uma vez que somente através da educação ambiental é possível chegar ao patamar de uma sociedade

1.4 HIPÓTESE

        A Educação Ambiental pode ser entendida como uma metodologia em que cada pessoa pode assumir e adquirir o papel de membro principal do processo de ensino/aprendizagem. O presente trabalho busca verificar a educação ambiental como forma de sustentabilidade, uma vez que somente através da educação ambiental é possível chegar ao patamar de uma sociedade completa, ademais, se faz necessária a articulação de ações educativas, condições adequadas para se valer da educação ambiental, de maneira que possibilite a conscientização da sociedade e desenvolva a crítica dos mesmos, gerando novos conceitos e valores sobre a natureza, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

     A preocupação com o tema no Brasil iniciou-se mais intensamente na década de 90 com a aprovação da Lei 9.795, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. A lei afirma tratar-se de um componente essencial e permanente da educação no país, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal em cada comunidade.

A educação ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nas diversas disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade de cada comunidade. Para tanto, deveremos utilizar de metodologias ativas que propiciem a educação ambiental sensibilizando e alertando para um sistema cíclico, recíclico e não linear alcançando o pensamento sistêmico. Buscar em cada plano de ensino gerar o conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais, além de apresentar propostas de responsabilização e reconhecimento do ser humano como principal protagonista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com