TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito da Caverna e o Direito

Por:   •  31/3/2017  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

A análise do texto de Platão nos leva a um exame sobre a ausência de conhecimento como forma de alienação, assim sendo, o acorrentar-se da alma; e uma reflexão e da “libertação” dessa condição.

O fato das pessoas reproduzirem uma falsa realidade que lhes são impostas sem que haja questionamento é próprio da natureza humana e precisa ser superado.

Os humanos nascem, crescem e continuam a reproduzir modelos que lhes são transmitidos por meio da cultura, da sociedade em que estão inseridos. Deste modo, fica claro no texto que essa é a condição de “caverna’ do ser humano moderno.

Chegamos ao entendimento de que a “libertação” ocorre quando da ignorância é uma condição da qual o ser humano seria um prisioneiro.

Mas para achegar-se ao conhecimento, à realidade que se mostra além da ignorância, se faz necessário o desejo, a atitude de libertar-se, o conhecer a realidade.

A ausência do conhecimento age como condutor da sociedade levando-a e mantendo-a na ignorância e a acorrenta em novas cavernas, ditas “cavernas modernas”.

Na tentativa de adaptar o “mito da caverna”, de Platão para o Direito, podemos dizer que essas “cavernas modernas” aprisionam a alma e levam os homens à um processo de estagnação, alienação, violação dos direitos fundamentais e confrontam a dignidade da pessoa humana, bem como, induzem e reforçam a exclusão e o esquecimento global.

Nesse sentido, cabe aos conhecedores do Direito compartilhar a sabedoria das leis, para que mais pessoas pessoas enxerguem a realidade do conhecimento (do mundo); libertando-as das cavernas da ignorância e da realidade reproduzida (as sombras), ao qual estão aprisionadas resultando numa sociedade mais justa e igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com