TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA MIDIA NA FORMAÇÃO DA OPINIAO PUBLICA

Por:   •  8/3/2017  •  Dissertação  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  3.649 Visualizações

Página 1 de 2

O PAPEL MIDIÁTICO NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA

No que diz respeito ao papel da mídia na formação da opinião pública, não há que se discutir acerta da sua relevância, haja vista que é através desta que a sociedade tem acesso à informação. Ora, é por meio da notícia que nasce a possibilidade de se formar um pensamento sobre determinado tema. Ou seja, a maneira com que essa informação é passada é de suma importância para a formação da opinião, interferindo diretamente na visão que o cidadão tem sobre a ocorrência de um crime, por exemplo.

Vale ressaltar o fato de que a mídia vem “ultrapassando os limites” nesse quesito, manipulando fatos com uma intenção meramente comercial e, consequentemente, manipulando a opinião da sociedade sobre determinada pessoa. Com isso, todo processo penal é atingido, a partir do momento em que são violados princípios como o do devido processo legal e o da dignidade da pessoa humana.

Em virtude de uma necessidade de informação imediata, gera-se um equívoco no que tange à veracidade das informações, a partir do momento em que valoriza-se apenas a rapidez dessa veiculação e não a apuração sobre o que realmente aconteceu.

Segundo Carla Gomes de Mello, essa influência pode chegar a controlar as liberdades, a direcionar a sociedade e a ditar tendências e opiniões. Já não se prioriza a veracidade, e sim a notícia, mesmo que falsa. Deve-se lembrar que é muito perigoso tomar como verdadeiras todas as informações fornecidas pela mídia. Através da disponibilização de pensamento crítico, a imprensa, inevitavelmente, colabora com a formação da opinião pública, logo, essa veiculação deve ocorrer de modo que a verdade e o interesse público sejam respeitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com