TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRINCÍPIO DO EQUILÍBRIO

Por:   •  14/5/2018  •  Resenha  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

Aluno (a): Mathaus Natan Moura Duarte

Turma: B2/DM

O PRINCÍPIO DO EQUILÍBRIO

pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema seja ele cientifico ou social, entretanto a pesquisa científica vai muito além de uma mera definição, ela desperta um novo olhar sobre o mundo que conhecemos.

A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança”. A pesquisa é a forma mais concreta da evolução da mente humana, ao longo dos séculos os homens desenvolveram sua capacidade cerebral e hoje utilizamos 100% deste órgão que nos ajuda a superar perguntas e perseverar nas respostas.

O conhecimento que o ser humano reuniu ao longo destes séculos resultou nos quatro tipos de conhecimento que são pilares da pesquisa científica: Empírico, Filosófico, Teológico e científico. Estes são fundamentais para conhecer e desenvolver o pensar, segundo Ruiz (2013) “Conhecer e pensar constituem não somente uma capacidade, como também uma necessidade para o homem.” Esta necessidade gera o progresso e o progresso gera a evolução da humanidade.

A pesquisa cientifica como podemos ver é a principal maneira de enquadrar todos os tipos e formas de conhecimento, para desenvolver perguntas e encontrar respostas para superar os problemas da humanidade, todavia tudo isso não funcionaria ou existiria se não houvesse uma figura fundamental.

O pesquisador é fundamental para que ocorra todo o processo do conhecer e pensar. Existem diversos tipos de pesquisador, todavia existem conceitos estigmatizados na sociedade de um modo geral no qual acreditam que a pesquisa pertence somente a determinadas pessoas que estão em suas maiorias instaladas em universidades de renome ou em países cuja fama dos “nobéis” é bastante conhecida. As pessoas que tem estes conceitos formados estão erradas visto que todos sejam acadêmicos ou não são considerados pesquisadores já que um dos pilares do conhecimento é o empirismo e este é intrínseco a todos que fazer parte da sociedade.

Deve existir uma verdadeira desmistificação em relação aos pesquisadores de nível acadêmico e os pesquisadores da sociedade em geral, para que assim a pesquisa consiga alcançar a todos despertando curiosidade e instigando a sociedade a sair do comodismo e buscar um novo caminho para a verdade sem ignorar é claro o conhecimento empírico. “Todavia, libertar a pesquisa do exclusivismo sofisticado não pode levá-la ao exclusivismo oposto da banalização cotidiana mágica.” (DEMO, 2001, p. 12).

Cabe aqui outra desmistificação que é de fundamental importância para compreender a pesquisa, esta desmistificação está como disse Demo (2001) “(...) na crítica à separação artificial entre ensino e pesquisa.” Algumas pessoas acham que ensino e pesquisa é a mesma coisa, porém isso é mero achismo.

Ensino é segundo a definição o que foi doutrinado, lecionado, explicado, orientado ou instruído, em síntese é uma mera reprodução, essa reprodução prejudica principalmente os acadêmicos, no caso do curso de direito um mestre ou professor que não pesquisa consequentemente não se atualiza e esta desatualização faz com que os acadêmicos se tornem futuros reprodutores, pois não são incentivados a pesquisar criando assim um ciclo vicioso.

O direto evolui de forma exponencial de modo que a sociedade evolui da mesma forma criando assim a necessidade de se tem uma pesquisa constante e produtiva que não fique pressa nos muros das universidades, mas que se torne útil para toda a sociedade, isto é, um direito de fácil compreensão com linguagem clara para abarcar todas as camadas.

“No oposto esta a soberba do pesquisador exclusivo, que já considera ensino como atividade menor” (DEMO, 2001, p. 13), deve haver aqui o que chamamos de equilíbrio, o pesquisador não deve se achar superior, pois ensinar é essencial para formar novos pesquisadores, então este equilíbrio só será alcançado quando os mestres e professores souberem difundir o ensino com a pratica da pesquisa.

Visto que já foi compreendido o que é a pesquisa cientifica, foi também desmistificado tanto a questão dos pesquisadores como a diferença entre ensino e pesquisa, partiremos agora para a elaboração com as próprias mãos, porém o que é elaborar com as próprias mãos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com