TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pluralismo Jurídico

Por:   •  29/4/2021  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Historia do Direito

(minha parte)

  • Pluralismo Jurídico

 – Bom, como nem tudo são flores, o pluralismo jurídico, apesar de ser uma alternativa e uma nova esperança de evolução e paz social, nem sempre alcança seu objetivo, tornando-se muitas vezes um grande problema estatal que o Estado necessitará de intervir.

– O pluralismo, ele tem modalidades, que podem ser algumas complementares do estado ou totalmente contrárias, antagônicas, surgindo consequentemente várias críticas quanto a ele, principalmente por parte dos defensores do monismo, e quando a aplicabilidade não atinge o objetivo social almejado pela população que mal deixara de ser “torturada” pelo estado e passa a se sentir oprimida por esse novo direito.

- Então, concluindo essa parte do pluralismo jurídico, sabemos que as normas do direito são formas de controle do poder de um determinado grupo social. E partindo desse princípio é notável que o direito estatal não atingiu os anseios, os desejos da sociedade, sendo muitas vezes o causador do sofrimento. Logo, vemos que o direito alternativo se refere ao reconhecimento de que a lei era um instrumento de dominação, de que o judiciário não é neutro( está sempre de acordo com o poder) e que existem leis injustas, cuja pode ser recusada por parte da sociedade e sua .consciência.

- E o pluralismo jurídico cria um direito paralelo(como a gabi falou) ao direito estatal, podendo ser como eu havia dito, complementar ou antagônico, onde a sociedade se defende com seus próprios interesses que podem estar ou não de acordo com o direito vigente.

-Então, como eu havia dito no começo, que nem tudo são flores, a criação de um direito paralelo, não é garantia de um bem estar social. Muitas vezes o direito revolucionário que seria a salvação daquela sociedade, se torna tão desfavorável que a própria população reconhece fortemente a ausência do estado. O exemplo mais clássico disso é o que o matheus mencionou, que é o domínio de facções criminosas que impões suas normas cruéis que acaba prejudicando todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com