TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Sociologia 1º Capitulo

Por:   •  26/8/2019  •  Bibliografia  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo primeiro- O surgimento

Com a indagação de como poderia ser compreendido as diversas posições sobre a sociologia, Carlos Benedito Martins mostra seu projeto intelectual contraditório pois, para alguns estudiosos, ela representa uma poderosa arma que serve as classes dominantes, para outros ela narra os movimentos revolucionários. Mas, um pouco mais à frente ele fala que sociologia é uma das grandes manifestações do pensamento moderno que aliada com a evolução cientifica estudou onde essa última não chegava, o mundo social, auxiliando assim ter um maior conhecimento sobre o mundo.

        Citando a Revolução Industrial, ele fala que a sociologia se prende a situações novas que foram surgindo durante a mesma e pelos abalos causados pela mesma, como, por exemplo, o êxodo rural, a mudança na economia que saiu do sistemas de feudos no campo indo pras grandes industrias nas cidades, aumento da desigualdade social, inserção da mulher e de crianças no mercado de trabalho, aumento na prostituição, suicídio, infanticídio, entre outras alterações visíveis tanto na sociedade, como no meio ambiente, em que, alguns pensadores da época como Robert Owen, William Thompson, Jeremy Bentham falaram sobre tais temáticas.

        Um grande avanço foi dado com ajuda dos racionalistas que usava da razão para o exame livre da realidade, em que teve Francis Bacon como um de seus principais idealizadores. Eles usavam da experimentação, para poder dominar a natureza e desarmar as amarras do dogmatismo católico presente na sociedade, tendo influencia em vários ramos do conhecimento humano como o litúrgico, cientifico e filosófico.

        Nessa época começaram-se a ser estudadas as sociedades e seus grupos específicos (século XVII), mas foi com o movimento Iluminista e a Revolução Francesa que os principais estudos acerca de tal tema foram surgindo e o absolutismo era totalmente aniquilado na França.

        Após o fim da Revolução Francesa e por conseguinte, o fim do absolutismo, alguns pensadores ficaram preocupados com a natureza e consequência dessa na sociedade, onde alguns autores dessa história como Saint-Simon, Kant, Durkheim já começaram a usar em seus vocábulos como: “anarquia”, “pertubação”, “crise”, “desordem”. Tais escritores, não nutriam um sentimento positivo em relação a revolução, pois eles deduziram que essa possuia diversos falsos dogmas, como por exemplo, o de liberdade e igualdade, ao qual propoem a racionalização da realidade propondo o estudo dos fatos sociais que o cercam, em que afirmaram que é preciso mudar o pensamento de revolucionário para reorganizador e aceitar as normas vigentes, precisando estabelecer uma ordem.

        No século XIX a França passa a se tornar uma nação industrializada, mas as máquinas acabam tomando o espaço e o emprego das pessoas e a taxa de desemprego sobe bastante, causando muita revolta na população francesa, ao qual nos anos de 1817-1818 e 1825-1827 acabaram quebrando as máquinas têxtis. A presença de mulheres e crianças nesses ambientes eram grande, pois o salário era mais baixo, ouve uma grande migração do campo pra cidade que ocasionou problemas de habitação, higiene, entre outras. Nesse mesmo século, houve também revoltas contra o capitalismo, aos quais foram detidas usando da força do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com