TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de Atividade

Por:   •  6/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Discente: Alessandro Santos Rodrigues

Docente: ......

Disciplina: Direito do Consumidor.

O filme retara uma necessidade nata do ser humano, desde nossos primórdios, sempre tivemos a necessidade de consumir, porém, como é exemplificado na trama, a personagem principal é uma consumidora doente, sem controle. Não muito diferente da personagem principal do filme, muitos hoje, passam pelo mesmo problema, consumem de forma, irresponsável, licenciosa, sem necessidades, ou seja, consumidores doentes.

A lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, dispõem em seu artigo 6º dispõem sobre os direitos básicos do consumidor, rol este que não é taxativo. Com relação aos Direitos do Consumidor, o filme retrata um momento em que a consumidora inadimplente com sua obrigação é cobrada em seu local de trabalho, em um programa de tv, a expondo. Em nossa legislação, apesar do CDC, não especificar sobre locais e horários permitidos ou não para cobrança, tal procedimento pode ser considerado abusiva, o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 42, aduz que.: “Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”

Em contrapartida, mostra-nos também uma atitude da consumidora, que também retrata um pouco de como alguns consumidores são, os tais (171), laranjas etc. retratando a falta de moral da sociedade, consumem com o dolo de dar prejuízo. E temos em outro viés, o do consumo em si, é que, a moralidade do consumo ela é subjetiva, pois casa consumidor tem sua justificativa para o consumo.  

Outro aspecto muito importante retratado ao longo do filme, de uma forma engraçada, é a forma que os fornecedores, através do Marketing, as marcas, que são bombardeados, na TV, vitrines, jornais, novelas, filmes etc., as encantadas propagandas que às vezes faz com que muitos consumidores consumam produtos sem a devida necessidade, sem contar dos crimes que também é regulado pelo CDC, as propagandas enganosas.

O consumo está sempre atraindo pessoas de diferentes classes sociais, pois as empresas, tem cada vez conjugado forças em unir um bom Marketing, a técnicas de vendas estudadas, somadas a formas diversos meios e formas de pagamentos que o consumidor, às vezes, vê-se indefeso.

Concluindo, em uma análise do filme, que retrata a realidade de muitos consumidores, não só no Brasil, mas também em outros locais, que ora outra, haverá uma lide para ser dirimida entre consumidor e fornecedor, e que nem sempre o consumir estará correto, às vezes, os consumidores possuem patologias que os fazem consumir desnecessariamente, adquirem dívidas impagáveis que geram transtornos físicos e psicológicos, que mais tarde ou não reflete na própria família e na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com