TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO ACADÊMICO: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ESTUDO NA UNIVERSIDADE

Por:   •  26/5/2017  •  Resenha  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  2.964 Visualizações

Página 1 de 4

O TRABALHO ACADÊMICO: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ESTUDO NA UNIVERSIDADE

1 INTRODUÇÃO

Nesta síntese será apresentada a organização geral da vida de estudo, dando destaque à leitura, à escrita e ao debate como medidas valiosas para um bom aproveitamento do curso e da vida universitária. Considerando que boa parte dos bons resultados dependem muito do empenho pessoal do aluno, é importante que ele adquira hábitos apropriados e eficazes na condução da vida acadêmica.

2 DESENVOLVIMENTO

A aprendizagem, em nível universitário, só se realiza mediante o esforço individualizado e autônomo do aluno. Ou seja, o aluno depende dele mesmo. É preciso que o aluno tenha uma postura de autoatividade didática crítica e rigorosa, e que se empenhe num projeto de trabalho com ele mesmo, com auxílios de instrumentos que ajudam o estudante a se organizar na vida de estudo. É preciso dispor de um material de trabalho específico de sua área e explorá-lo adequadamente.

Por esse motivo é preciso que ele se disponha dos instrumentos de trabalho, que são fundamentalmente bibliográficos. Sendo possível o aluno fazer assimilações do que é dito em sala de aula e pelo estudo pessoal através de leituras bibliográficas, materiais didáticos. Assim é necessário que o aluno forme e explore sua própria biblioteca, especializada e adequada; com livros fundamentais para o desenvolvimento de seu estudo. É preciso que o estudante inicie com textos básicos para o estudo de uma área específica para criar um contexto, e a medida que o curso for avançando, utilize textos monográficos e especializados à matéria. Além disso, tem o auxilio da biblioteca da faculdade.

É importante que o aluno colete informações durante as aulas expositivas, seminários e debates em grupo em um caderno de anotações. Para que depois, assimile cada informação com a matéria, reconstruindo uma nova nota. Mas não é preciso gravar aulas ou taquigrafar palavra por palavra, pois assim ajuda na desconcentração do ouvinte para pensar no que está sendo dito. O melhor é anotar palavras que traduzam conteúdos conceituais.

A organização da vida de estudos é essencial para que torne o tempo mais produtivo com uma ordenação de prioridades. Tendo em vista que, quando o tempo de estudo em casa ultrapassar duas horas, é necessário um intervalo de trinta minutos para a alteração do ritmo de trabalho. É importante preparar e rever as aulas, construindo um cronograma de estudo para que facilite na aprendizagem.

O aluno encontra muita dificuldade na hora da compreensão de leituras, mas elas não são insuperáveis. Elas exigem uma sequência de raciocínio, que criem condições de abordagem e inteligibilidade do texto, aplicando alguns recursos que apesar de não substituírem a capacidade de intuição do leitor na apreensão da forma lógica dos raciocínios em jogo, ajudam muito na análise e interpretação dos textos. Sendo assim, a assimilação cria condições de aprendizagem e estudo plenamente eficazes.

A prática de documentação é muito importante e considerada uma das formas de estudo mais antiga, ela deve tornar-se constante na vida do aluno. Tendo em vista três formas de documentação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com