TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Terrorismo

Por:   •  24/5/2018  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

                 O terrorismo é um fato e uma realidade mundial, um crime que se sobrepõe a qualquer fronteira seja ela geográfica, cultural, financeira ou social.

        Diz respeito ao ato de provocar terror nas pessoas, através do uso da violência física ou psicológica. Com o intuito de intimidar uma sociedade, impondo ideologias políticas, religiosas, territorial, dentre outras; e ameaças a quem não defende as mesmas ideias que eles. Principalmente por meio de ataques violentos, que incluem assassinatos, sequestros, explosões de bombas, raptos, atentados e matanças indiscriminadas, dentre outras formas de agressão de modo a disseminar o medo e o pânico.

        Nesse cenário temos o perfil do terrorista como sendo na maioria das vezes originado por homens com faixa etária de idade entre 20 e 27 anos, com baixa escolaridade, em situação de desemprego, que preferem o isolamento social. Costumam ser uma figura conhecida das autoridades, motivado por ilícitos cometidos pelos mesmos. Geralmente possuem situação legal em referência ao país atacado e ainda são identificados por terem o costume de usar bigode ou barba.

        O Iraque tem sido o país que mais tem sofrido com este tipo de ações, com o número de vítimas mortais, seguido do Afeganistão, Paquistão, Nigéria e Índia. 

                 O perfil das vítimas do terrorismo distingue-se entre terrorismo direcionado, que tem como alvo vítimas escolhidas, com a intimidação de comunidade ou grupo específico, ou coagir determinadas decisões políticas; e terrorismo indiscriminado que atinge qualquer pessoa que esteja “no lugar errado, à hora errada”.

        A população jovem e as diferenças sociais são grandes aliados aos recrutadores do terrorismo. Tendo como meio principal o recrutamento através da Internet, por meio também da venda de drogas ilícitas, tráfico de pessoas, nudez excessiva das mulheres, exploração midiática, desigualdades sociais, dentre outros.

              A atuação dessas organizações é antiga, onde podemos destacar como os maiores grupos terroristas da atualidade e os mais mencionados a Al-Qaeda que é a organização terrorista mais conhecida do mundo, especilamente em razão dos atentados às torres do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001; Boko Haram, Hamas, Estado Islâmico, EIIS), Talibã, ETA, IRA e FARC. Além desses grupos terroristas, existem muitos outros de menor porte espalhados pelo mundo.

                         Embora haja previsões legais no ordenamento jurídico, o terrorismo ainda não foi tipificado em nossa legislação penal. Onde, a falta de definição do que é crime de terrorismo, impossibilita a aplicação do dispositivo constitucional. Tornado lenta a ação legislativa em tratar sobre o assunto e inseri-lo de vez na ordem penal.

                 Diminuir a ação dos terroristas não é atarefa fácil num planeta globalizado. Sem contar que as relações humanas veem entrando em decadência, onde as pessoas cada vez mais se distanciam umas das outras. Aliado a isso tem-se também os efeitos climáticos, o culto ao consumismo, a alienação mental.

                O Terrorista mata com o intuito de simplesmente alcançar seus objetivos, não se importando com o próximo. Enquanto não mudar a ideia de exploração entre as nações, o mundo caminhará, a cada década, para um desastre global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com