TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vento será tua herança

Por:   •  21/9/2016  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  2.668 Visualizações

Página 1 de 2

Assistindo ao filme "O vento será tua herança", pude fazer uma reflexão e indagação sobre as ideias e as crenças envolvendo o binômio ciência e fé ou ciência e religião. É um filme com o tema muito polêmico, porque na minha opinião, fere o direito a liberdade que cada pessoa tem de pensamento, crença ou religião.

O professor de biologia, John Thomas Scopes aborda em sala de aula um tema sobre a Teoria da evolução de Darwin, em uma escola pública, e foi preso por ensinar essa teoria na escola, infringindo assim uma lei local, onde os funcionários públicos não poderiam explorar esses preceitos darwinistas. Todos deveriam ensinar, conforme a teoria do criacionismo, baseando a visão de mundo na tradição cristã, conforme a Bíblia.

A sua prisão, repercute nacionalmente, e toma proporções gigantescas. principalmente pela escolha do advogado de defesa e promotor. A cidade inteira, era culturalmente influenciada pela religião, possuindo a maioria de moradores fanáticos e intolerantes.

No julgamento, ocorre um embate entre o advogado de defesa e o promotor, no qual diversos erros processuais são percebidos, entre eles, a resistência do juiz em não querer ouvir cientistas evolucionistas, e um processo de julgamento tendencioso, em favor do promotor. Até que o advogado de defesa consegue expor várias contradições, no caso da Bíblia ser interpretada de maneira literal, desarmando o promotor.

No dia do julgamento, o juiz condena o professor a pagar uma quantia mínima, e o promotor se revolta, é ignorado e acaba morrendo no local.

Se eu fosse a juíza da ação, eu julgaria o pedido da promotoria improcedente e pediria a extinção do processo, tendo em vista que o assunto em questão no filme, se tratava apenas de um choque cultural, onde pessoas extremamente intolerantes, tentaram impedir um cidadão de exercer o seu direito de liberdade de expressão, que é o direito de qualquer indivíduo de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade, elencado como um direito fundamental previsto na Constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com