TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O capote

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.232 Palavras (13 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O Capote conta a história de Akaki Akakiévitch, um pobre e tímido funcionário público que não era respeitado pelos demais, de poucos amigos, morador de São Petersburgo, Rússia.

A fim de se aquecer, com a proximidade do inverno, que é rigoroso nesse imenso país continental, Akaki consegue com grande esforço juntar dinheiro e comprar um capote novo, que acaba sendo roubado no mesmo dia.

Diante da situação, o pobre homem se desespera e, como única alternativa, procura ajuda das autoridades para localizar seu casaco. Entretanto sofre com a burocracia russa, e a única coisa que consegue receber é uma enorme bronca de um alto funcionário que queria impressionar um amigo.

Sem nenhuma proteção contra o frio intenso, Akaki, além de abalado emocionalmente, acaba ficando gripado e infelizmente não resiste à doença. Em pouco tempo, acaba falecendo.

Após o trágico episódio, seu fantasma retorna e passa a puxar e roubar os capotes de todas as pessoas que caminham pela noite na cidade e só descansa após tomar de volta a vestimenta, aquela adquirida após tanto esforço, que estava com o alto funcionário.

O livro relata fatos que eram comuns na Rússia durante o século XIX, porém de uma forma crítica e sátira. O autor desenvolveu um texto de certa forma indireto, ou seja, que muitas vezes não expõe certas palavras, mas que nos permite descobri-las facilmente, além de descritivo (especialmente quanto aos personagens). Outra característica é a utilização de palavras rebuscadas, mais cultas, opondo-se à palavras de vocabulário comum, como no seguinte trecho: “Incomodou-o subitamente a ventania que se levantara, Deus sabe donde e porquê”.

2 IPT E ECONOMIA

O autor utilizou de vários elementos de linguagem, mas apresentou, especialmente, palavras novas, agregando novo vocabulário. Por muitas vezes fez-se necessário o uso do dicionário, porém esse fato corriqueiro não tornou a leitura cansativa, muito pelo contrário.

No livro se encontra a lei da oferta e da demanda:

Lei geral da oferta: de um bem de um serviço qualquer é um determinado e período de que varia na razão direta dos preços desse produto ,a partir de um nível de preço que seja suficiente para compensar o custo de produção até um limite superior do uso total dos fatores de produção quando se tornara constantes ainda que os preços possam continuar oscilando .

Demanda: de um bem ou de um serviço, em qualquer período de tempo , varia inversamente seu preço .supondo que tudo mais que possa afetar a demanda permaneça o mesmo (ex : a renda , o gasto a preferência do consumidor , o preço do bem relacionados e as expectativa quanto a renda , preço e disponibilidade .

Encontra-se no livro também tipo bens normais, bens exclusivos, bens giffen e utilidade total:

Bens normais: maior a renda, maior a compra de bens, menor a renda menor o poder de compra.

Bens de Giffen: é o bem que e mais essencial, como por (ex: o capote era essencial por causa do frio da Russia ) diminuindo o consumo de outros bens para continua com o bem essencial .

Bens exclusivos: são bens que são muito caros e causa exclusividade com por (ex: o capote que tinha Akaki Akiévitch era único).

Utilidade total: o segundo capote é mais útil que o primeiro capote.

3 HOMEM E SOCIEDADE

O texto o capote do ponto de vista entre o homem e a sociedade revela um tempo a onde Akaki e o seu capote velho, faziam parte de um tempo tanto na repartição quando em são Petersburgo, Akaki devido seu capote velho e sendo o seu símbolo de uma condição diferente daquele tempo sofria de agressões de seu tempo ao qual ele era maltratado, seu único prazer era copiar as coisas que levava para casa.

Ao encontrar um velho amigo alfaiate chamado de Petrovich, pediu a ele para que consertasse o seu velho capote, então o alfaiate analisando o velho disse a Akaki que não havia como recuperar o velho capote, e Akaki implorando a Petrovich para que fizesse nem que fosse o menor remendo que fosse, pois Akaki não tinha a mínima condição de comprar um capote no, Petrovich disse a Akaki que o velho capote não tinha mais nenhuma condição, e que ele deviria mandar fazer um novo, então Akaki saiu arrasado daquele lugar.

No dia seguinte teve a ideia, o velho alfaiate era viciado em bebidas e sua esposa não deixava o dinheiro que ganhava em sua mão, então Akaki decidiu dar a ele moedas para que pudesse continuar bebendo. No dia seguinte Akaki encontrou Petrovich, mais Petrovich não era bobo e logo percebeu a intenção de Akaki e logo disse para ele ir embora, então mudando de ideia Petrovich disse a ele que faria seu novo capote por um preço mais barato a ele, mas que seria de segunda mão, então Akaki possuía metade do valor que Petrovich tinha pedido a ele devido suas economias, mas e a outra metade a onde ele arrumaria então Akaki começou a economizar com o sonho do novo capote e então cerca de três meses depois Akaki e Petrovich começaram a fazer seu novo capote, quando terminado o capote de Akaki tinha ficado tão bom que nem parecia que tinha sido feito com tecidos de segunda mão, então Akaki saiu de volta as ruas e começou a ser cumprimentado pelas pessoas, ao contrario do que já estava acostumado.

No contexto cultural de Petersburgo Akaki sofria de preconceito devido o seu modo de vida e ao seu velho capote, após a compra de seu capote Akaki adaptou - se aquela forma de sociedade e passou a ser visto melhor pelas pessoas devido a seu elegante capote naquela forma de cultura daquele lugar.

4 PSICOLOGIA JURIDICA

O capote na visão da psicologia jurídica mostra a pulsão de vida e da morte, fala da importância de um nome para sociedade mostra como você pode ser incluído ou não dentro desta sociedade e aparência.

O livro conta a trajetória ou se preferir a história de um homem chamado Akaki Akakiévich, nome dado pela sua mãe em homenagem a seu pai e padrinho.

Akaki é um conselheiro titular. Um homem baixo, com uma pequena calva a principiar na testa, rugas nas duas faces e, no rosto essa cor característica do hemorroidal.

Akaki vivia sempre na mesmice, não tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com