TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O fenômeno da Globalização

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A Globalização é um fenômeno muito evidente em nossos dias atuais. Assim como o outsourcing. Pensando nisso, essa atividade de autodesenvolvimento tem o objetivo de ressaltar alguns pontos importantes destes fenômenos, que vão desde seu início até como se aplicam atualmente. Exemplificando através de uma das marcas mais valiosas do mundo, a Nike.

O fenômeno da Globalização

A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, politica e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo e possui como pilares o capital e a tecnologia.

Alguns professores trabalham com a ideia de que Globalização começa com as grandes navegações, sendo isso um equivoco, a noção de globalização econômica que nós temos, não é possível nas grandes navegações porque parte da ideia de mundialização através das tecnologias informacionais (técnicas que permitem a troca de informações com velocidade maior entre os espaços).

Para entendermos melhor a respeito da origem da globalização deve-se entender o que é o capitalismo e como ele surgiu. O capitalismo originou-se ao fim do século XIV, na Baixa Idade Média, com a falência do sistema feudal. Devido à ascensão da burguesia, as cidades daquela época passaram a ter uma intensa movimentação comercial. Empurrados pela crise no campo, revoltas camponesas e a peste negra, os senhores feudais e os burgueses forçaram-se a buscar novas formas de comércio. Já o capitalismo como conhecemos hoje (capitalismo contemporâneo), surgiu no pós-guerra, e consolidou-se através das décadas de 70 e 80 até os dias atuais. A expansão do capitalismo contemporâneo passou por diversas fases ao longo da história e iniciou-se com a Terceira Revolução Industrial, conhecida como Revolução - Técnico Científica ou Revolução Informacional.

A informação, o capital, as mercadorias circulam de uma forma muito mais intensa nos dias atuais. Por causa dessas tecnologias que surgiram na segunda metade do séc. XX gerando um meio de circulação, permitindo esse meio de globo ação, permitindo as ações globais, permitindo maior contato entre as áreas. Esse processo afeta todas as áreas da sociedade, principalmente nos transportes, no comércio internacional e na comunicação.

O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.

Fenômeno de outsourcing

Outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver certa tarefa da organização. Quando uma empresa em busca de menores custos de produção e mão de obra mais barata dividem as etapas da produção de seus produtos com outros países. Por exemplo, o motor de um carro pode ser fabricado no país A, os pneus no país B e ser pintado no país C. Ou seja, falar em outsourcing é falar em terceirização.

As etapas da terceirização são: elaboração do plano estratégico e políticas da organização, conscientização dos funcionários e estabelecimento de objetivos. Com a terceirização é possível aumentar a produtividade, a qualidade dos produtos, economizar nos gastos e elevar os lucros.

Porém, por ser um serviço terceirizado, ocorre que a mão de obra empregada nem sempre tem conhecimento do produto ou serviço, o que pode gerar a falta de comprometimento e empenho nas atividades realizadas. Outro contra ponto é o custo do serviço, que pode sair mais caro do que se produzido internamente.

Lembrando que, quando acontece de se procurar mão de obra em outro país, o chamado offshore outsourcing, o nível de desemprego do país de origem tende a subir.

Empresa

A Nike foi pioneira no movimento de terceirização da produção, que acabou por se tornar um padrão global. Sem fábricas próprias, a empresa passou a se concentrar na inteligência de marketing, design e inovação. A ideia de criar a NIKE surgiu de um projeto de MBA de Phil Knight, um ex-atleta de corridas de média distância da universidade de Oregon, enquanto este frequentava o curso de gestão administrativa da universidade de Stanford. Ele acreditava que, ao importar tênis que eram fabricados no Japão, utilizando mão-de-obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com