TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INCENTIVOS FISCAIS VOLTADOS PARA A ÁREA DA CULTURA (LEI RlOUANET)

Por:   •  5/1/2016  •  Monografia  •  14.374 Palavras (58 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 58

ADELINA LASDIANA BEZERRA DA COSTA

OS INCENTIVOS FISCAIS VOLTADOS PARA A ÁREA DA CULTURA

(LEI ROUANET)

CURSO DE DIREITO – UniEVANGÉLICA

ADELINA LASDIANA BEZERRA DA COSTA

OS INCENTIVOS FISCAIS VOLTADOS PARA A ÁREA DA CULTURA

(LEI ROUANET)

Monografia apresentada ao Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso da UniEVANGÉLICA, como exigência parcial para a obtenção do grau de bacharel em Direito, sob a orientação da Prof. Ms. Mariana Rezende Maranhão da Costa.

ANÁPOLIS – 2014

ADELINA LASDIANA BEZERRA DA COSTA

OS INCENTIVOS FISCAIS VOLTADOS PARA A ÁREA DA CULTURA

(LEI ROUANET)

Anápolis, ___ de _______de 2014.

                                             Banca Examinadora

__________________________________________________

__________________________________________________

RESUMO

Este trabalho monográfico tem por objetivo fornecer mais informações acerca do instituto dos incentivos fiscais destinados ao setor cultural brasileiro. Em um primeiro momento abordou-se o tema cultura, definindo-o e fazendo uma abordagem histórica da utilização do termo. Em seguida a cultura foi analisada em conformidade com a Constituição Federal de 1988 e foram expostas as formas de atuação de Estado no setor cultural. Atualmente o Brasil vale-se de duas leis para incentivar/fomentar a cultura, as lei Rouanet (Lei nº 8.313, de 23 de Dezembro de 1991), e a lei do Audiovisual (Lei no 8.685, de 20 de Julho de 1993). Considerando esse contexto o objetivo do presente trabalho é demonstrar como se dá o incentivo a cultura por meio de mecanismos estipulados pelas leis mencionadas. Com este trabalho é possível chegar a conclusão da importância da cultura e do Estado como agente fomentador/incentivador do setor cultural.

Palavras-chave: cultura, Estado, incentivos fiscais, fomento.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I – CULTURA

  1. Conceito de cultura
  2. Cultura conforme a Constituição Federal de 1988
  3. Forma de atuação do Estado no setor cultural

CAPÍTULO II – OS INCENTIVOS FISCAIS NO BRASIL

CAPÍTULO III – A LEI DE INCENTIVO FISCAL À CULTURA NO BRASIL

3.1Introdução e histórico do incentivo fiscal no Brasil

  1. Compreendendo incentivo fiscal
  2. O artigo 216 § 3º da Constituição Federal
  3. Lei de incentivo à cultura - Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata das principais formas de incentivos fiscais à cultura pelo Governo Federal.

O Estado existe basicamente, para a consecução, realização do bem comum. Todo o texto constitucional brasileiro é uníssono no sentido de alcançar o bem de todos. Em várias passagens nota-se a preocupação do Estado brasileiro de assegurar a todos uma existência digna, para isso, passou a desenvolver inúmeras atividades, tais como: fiscalizar, incentivar e planejar, neste trabalho interessa a forma como o Estado incentiva.

O artigo 174 da Constituição Federal traz permissão para que o Estado incentive determinados setores, atuando como fomentador de uma atividade específica, incentivando-a de diversas formas para o crescimento e desenvolvimento da mesma.

Uma vez sendo possível ao Estado intervir como agente realizador do desenvolvimento e diante da carência histórica de recursos e investimentos no setor cultural, ele passa a se preocupar com este setor e a partir disso começa a utilizar ferramentas econômicas, aqui compreendidas as ações de fomento, para alavancar tal setor.

Hoje, o modelo de financiamento à cultura no Brasil, é preponderantemente dependente de incentivos fiscais.

É inquestionável a necessidade de interferência do Estado para garantir a fluidez dos bens culturais, para a garantia da livre expressão, da representação dos mais diversos segmentos sociais ou ainda para o amparo a expressões ou bens históricos de inquestionável valor simbólico ou material, mas sem qualquer condição de autossustentabilidade.

Este estudo foi desenvolvido em três capítulos, primeiro abordou-se o tema cultura, definindo-o e fazendo uma abordagem histórica da utilização do termo. Em seguida a cultura foi analisada em conformidade com a Constituição Federal de 1988 e foram expostas as formas de atuação de Estado no setor cultural. Por fim estudou-se as duas leis para incentivar/fomentar a cultura no Brasil, as lei Rouanet e a lei do Audiovisual.

A metodologia baseou-se na análise dos dispositivos constitucionais e legislações aplicáveis ao instituto dos incentivos fiscais, verifica-se que eles consagram a participação do Estado no setor cultural e ainda são capazes de gerar recursos para o setor em comento.

CAPÍTULO I – CULTURA

  1. Conceito de cultura

O que se entende por cultura? O presente trabalho se inicia com uma investigação acerca do significado do termo “cultura”. Definir o que é cultura não é uma tarefa simples, conforme ensina Waldenyr Caldas “para se ter ideia de sua abrangência, estudiosos de diferentes áreas do conhecimento como Antropologia, a Sociologia e a Psicologia, por exemplo, já dedicaram parte do seu trabalho ao estudo específico do termo sem, no entanto, chegarem a um consenso” (CALDAS, 1986, p.11).

A cultura evoca interesses multidisciplinares, sendo a ela atribuída, nos diversos campos do conhecimento, concepções, significados diversos, além das áreas acima mencionadas, é estudada também pela História, Comunicação, Administração, Economia, entre outras.

Para ilustrar, consigne-se que, no Dicionário Aurélio- Século XXI aparecem nada menos que quinze conceitos diferentes de cultura, do décimo primeiro conceito, cultura é:

O conjunto complexo dos códigos e padrões que regulam a ação humana individual e coletiva, tal como se desenvolvem em uma sociedade ou grupo específico, e que se manifestam em praticamente todos os aspectos da vida: modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (98.3 Kb)   pdf (470.4 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com