TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ambientes Forenses

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE SINOP

FASIP - CURSO DE BACHAREL EM DIREITO

[pic 2]

Matéria: Tópicos Especiais II
Professor (a):
Wilerson Fidelis de Moura

Acadêmico[1]: Willian da Silva Oliveira

Turma:

Período:
Noturno

SINOP-MT

2016

AMBIENTES FORENSES

  1. CARTÓRIO DO DISTRIBUIDOR

Trata-se do local onde são feitas as distribuições das petições iniciais recebidas.

A distribuição das petições são feitas aleatoriamente para os juízos competentes, através de um sorteio eletrônico aleatório e imparcial.

        No Cartório do Distribuidor também é possível fazer consultas sobre processos em andamento.

  1. SETOR DE PROTOCOLO

É neste setor onde são recebidas todas as petições, ofícios ou cartas endereçadas aos juízos daquele local.

É no setor de protocolo onde a petição inicial recebe uma chancela ou carimbo, com os dados que apontam os dados essenciais do protocolo, como data, hora, etc.

É possível protocolar uma ação em uma cidade, endereçada para outro juízo. Esse procedimento visa agilidade ao serviço forense e gera benefícios ao Poder Judiciário.

O horário de funcionamento do setor de protocolo é até ás 19h, e após esse horário não é mais possível protocolar qualquer documento.

  1. CARTÓRIO

        O Cartório é responsável pelo andamento dos processos, é nele onde são promovidos trabalhos de procedimentos vinculados ao Protocolo, ao Distribuidor, ao juiz, ao Ministério Público, quando for o caso, aos advogados das partes, etc.

        O Cartório promove os atos processuais que não são de exclusividade do magistrado, organiza a marcha processual no que diz respeito à contagem de prazos, à juntada de petições, promovendo os atos burocráticos do processo, como a expedição de ofício, citações, etc.

        Se alguém precisar verificar o andamento de um processo judicial e/ou tirar cópias dele, basta ir até o Cartório da Vara onde ele está tramitando. Porém, há regras quanto aos processos que tramitam em segredo de justiça.

        O Cartório é o local onde é feito a carga do processo, que significa que o advogado ou estagiário devidamente inscrito nos quadros da OAB e autorizado pode retirar o processo do Cartório e levar consigo, ou, pode ser feito uma carga rápida, que significa dizer que anota-se a carga em um controle interno do Cartório, você deixa um documento pessoal ali com eles e, quando devolver o processo, o que deverá fazer em curto espaço de tempo, lhe devolvem o documento.

  1. GABINETE DO MAGISTRADO / SALA DE AUDIÊNCIAS

        É o local de trabalho do Juiz, onde são feitos os despachos de petições com os advogados, seja para receber os processos para promover os atos e decisões necessárias, seja para a realização de audiências, etc.

        Via de regra trabalha com o juiz um serventuários, um “escrevente de sala”. Existe publicidade de todos os atos do Poder Judiciário, portanto, as portas estão abertas para aqueles que desejarem falar com o magistrado ou assistir as audiências.

  1. GABINETE DO MINISTÉRIO PÚBLICO

        Não é sempre que o Ministério Público dispõe de gabinete próprio, mas havendo, é lá que o ilustre representante do Ministério Público exerce suas tarefas e recebe pessoas para lhes orientar. O gabinete do Ministério Público também conta com auxiliares, sejam esses estagiários ou servidores admitidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com