TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Danos Morais

Por:   •  5/6/2019  •  Tese  •  6.346 Palavras (26 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 26

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ DE DIREITO (A) DA 2.ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE POSSE - ESTADO DE GOIÁS

Processo nº. 342994-77.2016.8.09.0132 (20160349942)

Requerente: ALINE EVANGELISTA DOS SANTOS

Requerida: CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DE GOIÁS-CASAG/GO

[pic 2]

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DE GOIÁS – CASAG/GO, entidade assistencial de classe, sem fins lucrativos, órgão da OAB, com personalidade jurídica, patrimônio próprio, autonomia financeira e administrativa; serviço público federal, nos termos dos artigos 45, inc. IV e § 5º e 62, e seus parágrafos, da Lei n° 8.906/94 inscrita no CNPJ sob o n° 01.418.847/0007- 49, situada à Rua 100, nº104, Edifício Wanderley de Medeiros, Setor Sul, Goiânia – GO, CEP: 74.080-140, casag@casag.org.br (doc.02), devidamente representada por seus advogados (doc.01), vem mui respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor a presente:

CONTESTAÇÃO

 Em face da ação promovida neste Juízo por ALINE EVANGELISTA DOS SANTOS, já devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, pelos motivos que passa a expor:

I – PRELIMINARMENTE

I.1 - DO LITISCONSÓRCIO PASSIVO NECESSÁRIO – CASAG

Trata-se o caso de contrato de plano coletivo por adesão, feito entre a autora e a CASAG, utilizando-se da REDE DE ATENDIMENTO CREDENCIADA DA UNIMED.

Importante esclarecer neste ponto, que o contrato é assinado com a CASAG, cabendo à ela a obrigação financeira, bem como calcular e administrar os riscos do contrato, movimentar o cadastro (inclusão e exclusão de usuários) e autorização de procedimentos.

Desta feita, o risco financeiro, inadimplências com o pagamento, são de responsabilidade da CASAG, por tal razão têm-se que a CASAG possui no presente caso a condição de litisconsorte necessária, razão pela qual a sua ausência no feito acarretaria a nulidade total do presente feito, senão vejamos o que diz o art. 114 do CPC:

Art. 114.  O litisconsórcio será necessário por disposição de lei ou quando, pela natureza da relação jurídica controvertida, a eficácia da sentença depender da citação de todos que devam ser litisconsortes.”

Não providenciada essa inclusão, outra saída não há que não a extinção do feito, nos termos da jurisprudência do egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás:

“MANDADO DE SEGURANCA. NAO FORMACAO DO LITISCONSORCIO PASSIVO NECESSARIO. EXTINCAO DA LIDE. EXEGESE DO PARAGRAFO UNICO DO ART. 47 DO CPC. VERIFICADA A EXISTENCIA DE LITISCONSORCIO NECESSARIO E ORDENADO QUE A AUTORA PROMOVESSE A FORMACAO RESPECTIVA, CONFORME A EXEGESE DO PARAGRAFO UNICO DO ART. 47 DO CPC, NEGLIGENCIADA A DILIGENCIA POR PARTE DESTA, A CONSEQUENCIA JURIDICA IMPORTA EM EXTINCAO DO FEITO, SEGUNDO O PRECEITO CONTIDO NA ULTIMA PARTE DESSE MESMO DISPOSITIVO LEGAL. PROCESSO EXTINTO.” (TJ/GO – Mandado de Segurança n° 17974-5/101 – Rel. Des. Leobino Valente Chaves – DJ. 24.02.2010)

Razão pela qual se REQUER a inclusão da CASAG na lide como Litisconsorte necessária.

I.2 – DA INTERVENÇÃO DE TERCEIRO

                         Em caráter ad argumentandum tantum, caso não seja acolhido o pedido pregresso, o que se admite por amor ao direito, requer que seja a CASAG admitida no feito como terceiro interessado.

A intervenção de terceiros no processo, ocorre quando alguém dele participa sem ser parte da causa, com o fim de auxiliar ou excluir os litigantes, para defender algum direito ou interesse próprio que possa ser prejudicado pela sentença.

Apesar de se limitar a coisa julgada apenas às partes perante as quais é a sentença dada, seguidamente os efeitos da sentença se expandem podendo até mesmo indiretamente atingir a terceiros que estejam, por uma forma ou outra, ligados às partes, produzindo influências de vários tipos sobre alguma relação jurídica de que aqueles participem.

É certo, porém que para ser admitido como assistente o terceiro deverá demonstrar ter efetivo interesse jurídico na solução da demanda. Embora não haja definição de interesse jurídico, o que cabe a doutrina fazê-lo. Deve-se entender que é a existência de relação jurídica que envolva o assistente e o assistido apenas, ora porque envolve o assistente, assistido e adversário do assistido.

Assim, cabe explicitar a Vossa Excelência as razões da CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DE GOIÁS, de intervir neste feito como terceira interessada, pois bem a CASAG estabelece com a UNIMED, ora requerida, o plano coletivo de adesão em relação aos planos de saúde (Doc.03), está por sua vez, oferece o referido plano aos seus beneficiários, que realizam a contratação por intermédio da CASAG.

Desta feita, o plano de saúde gerido pela UNIMED, todo ano sofre alterações quanto as margens de reajustes, o qual é praticado no mês do aniversário do plano, é feita uma análise de sinistralidade anual para se estabelecer uma meta de reajuste.

Assim, caso a presente ação seja julgada procedente, condenando a UNIMED, estes valores serão totalmente revertidos na sinistralidade anual, ou seja, no final de tudo quem irá pagar o custeio desta demanda será a CASAG, ora terceira interessada.

Dessa forma, requer a Vossa Excelência o deferimento do ingresso na lide da CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DE GOIÁS, como terceira interessada, na qualidade de assistente litisconsorcial.

I.3 – DA INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA DO JUÍZO

                        Cumpre destacar que a CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DE GOIÁS, que trata-se de pessoa jurídica com Autonomia que firmou contrato com a Autora, é órgão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), sendo considerada uma autarquia federal especial, razão pela qual a Autora deveria ter ingressado com a respectiva ação na justiça federal.  A não observância desse fato, data vênia, remete a extinção do processo sem resolução do mérito, por incompetência deste juízo para entrega da prestação jurisdicional ao caso em tela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (686.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com