TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os reflexos negativos da Obsolescência Programada e da Obsolescência Perceptiva no meio ambiente.

Por:   •  3/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Os reflexos negativos da Obsolescência Programada e da Obsolescência Perceptiva no meio ambiente.

A Obsolescência Programada tem como seu principal objetivo fazer com que um produto adquirido se torne incapacitado com o tempo para as novas tecnologias, ou que fique sem nenhuma utilidade, sendo assim necessitando ser substituído por outro tipo, de uma geração nova e mais tecnológica.

Esse quesito é provocado de forma estratégica e proposital pelas indústrias e empresas para uma maior arrecadação de lucros, ademais induzem as pessoas a compra e substituição dos produtos, para os mesmos adquirirem produtos melhores e de tecnologias mais avançadas, mostrando que o produto antigo já não serve mais, trazendo a insatisfação para o consumidor. Tendo uma das grandes consequências, ou melhor sua maior consequência, sabemos que com o aumento do consumo, existe também o aumento do lixo desse consumo, causando grandes impactos ao meio ambiente.

Analisando estudos recentes, entre os eletrônicos, percebemos que os celulares e smartfones são os principais campeões da obsolência programada. Estes aparelhos são trocados com grande frequência, numa média de dezoito meses, e após essa troca são esquecidos em gavetas ou até mesmos descartados em lixos comuns, nos nossos domésticos, sem nenhuma preocupação com o meio ambiente. Seguindo este eletrônico, temos as baterias e carregadores, impressoras, máquinas fotográficas, nossos computadores e notebooks, todos esses citados veem-se descartados pelo consumidor de forma incorreta, onde são encaminhados para a reciclagem em raras ocasiões. Os demais eletrônicos normalmente tem uma finalidade mais adequada sendo doados ou entregues em locais adequados para seu reaproveitamento ou descarte.

Antigamente os produtos duravam mais tempo, como já ouvimos de nossos pais e avós. Hoje com a aceleração do consumo os produtos são projetados e planejados para durar cada vez menos, deste modo as empresas têm lucro constante, pois o consumidor precisa estar atualizado e muitas vezes de forma obrigatória, pois precisa de tal recurso para sua profissão.

Alguns casos famosos da obsolescência:

*Lâmpadas: Durante os anos 20 a lâmpada tinha sua expectativa de vida de 2.500 horas e os fabricantes tinham orgulho de produzir lâmpadas com essa grande durabilidade. Até que os maiores fabricantes mundiais determinaram que a duração das lâmpadas não deveriam ultrapassar 1.000 horas de uso.

*Impressoras: O número de impressões é registrado por meio de um chip dentro da impressora, quando certa quantidade de folhas são impressas, a impressora para de funcionar, para nós consumidores a mensagem é que a vida útil da peça chegou ao fim, deste modo na maioria das vezes o valor do concerto não é compensatório, levando ao consumidor comprar uma nova.

*Baterias: As baterias possuem metais pesados que contaminam a água e os solos. E como percebemos em nossos próprios celulares, que as baterias duram cada vez menos, nos levando a comprar uma nova ou até mesmo um celular novo.

*Notebooks: Grande parte dos modelos possui um circuito integrado com a placa-mãe, que contém uma espécie de relógio controlando o tempo de vida do aparelho. Após algum tempo a bateria do notebook não consegue mais segurar carga, se o mesmo não estiver ligado na tomada não funciona.

Sobre a Obsolescência Perceptiva trata de um outro tipo de obsolescência, nas quais percebemos que estão presentes em comerciais, propagandas e nas campanhas de marketing dos produtos. São lançadas novas versões pelos fabricantes com modificações na aparência e com pequenas melhorias em seu sistema funcional, desde modo forçando a imagem de que os antigos estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com