TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARA ALÉM DO PENSAMENTO ABISSAL

Por:   •  20/5/2021  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Sugestões

PARA ALÉM DO PENSAMENTO ABISSAL

“A característica fundamental do pensamento abissal é impossibilidade da co-presença dos dois lados da linha” (p. 71) – isso ao meu entender é o pressuposto principal, ou seja, para um existir o outro tem que ser “apagado”

“Modernidade ocidental como um paradigma fundado na tensão entre regulação e emancipação” (p. 72) – Dicotomia aplicável as sociedades metropolitanas – contraponto aos territórios colonizados que a dicotomia produzida é da apropriação e violência.

“O pensamento abissal moderno se destaca pela capacidade de produzir e radicalizar distinções” (p.72) – escancaramento da realidade e das desigualdades existente, inclusive da dominação exercida.

No campo do conhecimento, o pensamento abissal consiste na concessão do monopólio da distinção universal entre verdadeiro e falso à ciência, em detrimento de dois conhecimentos alternativos: a filosofia e a teologia (p. 72) – reforço a racionalidade mencionado na aula passada, aqui característica dos direitos humanos

Pag. 73 – dicotomia no plano da existência e outras realidades fora da legalidade – exemplo às Favelas

Contexto histórico  - exemplificativo pg. 74

Paragrafo final do pg. 74 – pode ser feito um contraponto sobre a questão da universalidade – apresentada no texto “Seria a noção de direitos humanos um conceito ocidental” – fazendo um reforço da universalidade característica em contraposição ao texto .

Universalidade -> tensão entre regulação e emancipação

  • Tensão entre violência e apropriação

p.75 – “ enquanto a logica da regulação/emancipação é impensável sem a distinção matricial entre direito das pessoas e o direito das coisas, a lógica da apropriação/violência reconhece apenas o direito das coisas, sejam elas humanas ou não.”

p. 76 – “a exclusão se torna simultaneamente radical e inexistente, uma vez que seres subumanos não são considerados sequer candidatos à inclusão social” – achei forte essa fala – reforça o racismo e da devastação dos povos  

Interessante destacar outros exemplos além de Guantánamo  

Pag. 77 – grandes abalos

                            -> lutas anticoloniais

  • Exclusão social

Interessante notar que ao citar a exclusão social, a situação é tão crítica que o paradigma que é reclamado é o da violência e apropriação e eles acabam reclamando pelo direito a inclusão dentro do paradigma da regulação e emancipação, demonstrando uma verdadeira subordinação e subjugação a dominação da cultura imposta sob uma alegação de ser “universal”.

Acho interessante destacar o regresso do colonial e do colonizador – trazendo justamente os exemplos – trazendo também a subordinação por meio da diplomacia

Explicar os “fascismos sociais” no aparecimento de suas formas

Pag. 83

[pic 1]

COSMOPOLITISMO SUBALTERNO – contua-se-a a reproduzir a menos que se tenha uma resistência ativa <- o importante é explicar justamente essa resistência ativa

Finalizar com a “diversidade epistemológica do mundo está por ser construída” – reforçar a resistência ativa e que da balizas para o pensamento pós abissal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com