TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENHOR DE DIREITOS E TÍTULOS DE CRÉDITO

Por:   •  30/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

PENHOR DE DIREITOS E TÍTULOS DE CRÉDITO

Sobre essa questão, a doutrina do direito à propriedade é uma de suas aplicações mais fecundas, pois a extensão das penhoras a tais bens confere significativa importância à sua função econômica específica. As promessas conjuntas já não são o meio usual de garantia e raramente são utilizadas. Ele estudou especificamente alguns métodos para restaurar sua utilidade como estimulante de crédito e mudou sua estrutura clássica. Sem dúvida, o mais interessante desses métodos especiais é a garantia de direitos. Não são apenas os direitos de crédito que podem ser hipotecados. Outras pessoas de diferentes naturezas também reconhecem isso da mesma forma, mas do ponto de vista prático, a forma mais importante de penhor de direitos afeta esses direitos porque são elementos valiosos de bens pessoais facilmente transferíveis. Portanto, os credores podem usar seus direitos como garantia das dívidas contraídas.

A garantia do direito pode ser uma carta de crédito comum ou uma carta de crédito combinada com títulos. No primeiro caso, existe o penhor estrito do crédito, no outro caso existe o penhor dos títulos de crédito. Embora afetem os direitos de crédito e sejam regidos por princípios comuns, não devem ser confundidos com o nome genérico de promessa de crédito, conforme sugerido por alguns autores, porque são tão claramente distintos que as pessoas reconhecem as garantias de títulos de crédito. Na verdade, é conveniente designá-los com nomes diferentes para delinear as diferenças que os separam como um todo.

Em compromissos de crédito estritos, nenhuma materialização ocorre. O direito do devedor ao pagamento está vinculado à relação de penhor de seu valor contábil. Nada pode representá-lo. No entanto, para efeitos legais, os direitos obrigatórios são considerados móveis. De acordo com essa equação, qualquer crédito ordinário pode ser dado como garantia. Estas duas formas são diferentes, porque na carta de fiança ordinária a transmissão dos direitos equivale à transmissão, que se faz por meio da notificação ao devedor e da garantia da entrega dos títulos ao portador ao credor. O Código Civil não menciona garantias estritas de crédito, mas regula a segurança das garantias de crédito. Essa omissão levou alguns juristas a sustentar o argumento de que não aceitam garantias estritas de crédito.

No entanto, a opinião oposta prevalece com base na lei de acompanhamento das hipotecas reconhece claramente isso. Os títulos de crédito hipotecário são divididos em duas categorias: títulos do governo e crédito privado. Os títulos da dívida pública são obrigações da União, dos governos estaduais ou municipais em qualquer de suas modalidades. A garantia de tais valores mobiliários devem ser registrados após o registro pela autoridade competente. A lei distribui suas tradições efetivas aos credores. No entanto, se a garantia recair sobre a obrigação do portador, é necessária a tradição. Neste caso, os documentos contratuais constitutivos devem ser copiados no local e no cadastro de documentos. É claro que a política de dívida pública impedida pela cláusula inalienável não pode ser hipotecada.

O penhor de direitos creditórios pode, ainda, recair sobre um título de crédito - exemplo -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com